terça-feira, 12 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E, F e 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 11/05 a 15/05/2020.



ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E, F e 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 11/05 a 15/05/2020

ROTINA EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª ATIVIDADE

XADREZ

PEÇAS:  A partida é disputada por 16 peças brancas e 16 peças pretas e cada jogador joga com: um rei, uma rainha, duas torres, dois bispos, dois cavalos, e oitos peões.



Inicia -se o jogo quem está trabalhando com as peças brancas.


Movimentos das peças e Capturas:
Cada peça se movimenta em determinado sentido e captura também: Coluna, linha, diagonal e em L.

Peão:  Movimenta – se em coluna e captura na diagonal, ao movimentar pela primeira vez, cada peão pode andar uma ou duas casinhas, somente na minha primeira jogada.
Rei: Movimenta em todos os sentidos (coluna, linha e diagonal) e captura também em todos os sentidos uma casinha de cada vez.
Rainha: Movimenta -se em todos os sentidos (coluna, linha e diagonal) e captura também em todos os sentidos, quantas casinhas for necessária, sendo que seu caminho esteja livre.
Torre:  Movimenta -se em linha e coluna e captura também em linha e em coluna, quantas casinhas forem necessárias, sendo que seu caminho esteja livre.
Bispo:  Movimenta-se na diagonal e captura na diagonal quantas casinhas for necessárias sem atropelar nenhuma peça, cada jogador trabalha com dois bispos uma na casinha preta outro na casinha branca, suas capturas e movimentações são realizadas nestas casas.
Cavalo  :  Movimenta -se em linha e em coluna e captura em L é a única peça que salta sobre as peças para realizar a captura na ultima casinha que forma o L  ou seja movimenta-se duas casinhas em coluna e uma linha ou duas em linha e uma em coluna  sua captura é na ultima casinha que forma o L ,veja o exemplo nessa imagem.
Marque com um X na tabela abaixo as movimentações e capturas e a quantidades de cada peças:

PEÇAS
QUANTIDADE
MOVIMENTAÇÃO
CAPTURA
PEÃO



REI



RAINHA



BISPO



TORRE



CAVALO





Xeque mate é uma jogada do xadrez que representa o final da partida. Nesta situação, o rei não pode ser coberto por nenhuma outra peça nem se mover para nenhuma outra casa sem ser tomado por uma peça do adversário. No xadrez, quando acontece apenas o "xeque", o rei está ameaçado, mas ainda pode escapar.


       1 .  Quem inicia se o jogo do xadrez?

       2 .   Com quantas peças cada jogador joga?

       3 .   Qual objetivo principal do xadrez?

       4 .   Como o Rei se move?

       5 .   Xadrez é considerado que tipo de esporte?

ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 11/05 á 15/05/2020.


ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 11/05 á 15/05/2020


ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA




HORÁRIOS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA

  LEITURA: Mãe de todos os tipos

Leitura: O lobo e os sete cabritinhos

Leitura : Quem vai salvar a vida?
Leitura: Zumbido

EMAI  - (Atividades 2.1 ) Páginas 15 e 16

PORTUGUÊS
Livro didático
(Páginas 18 e 19)

PORTUGUÊS
Aprender Sempre
(Atividade 1 Histórias Conhecidas Com Lobos – páginas 02 e 03)
EMAI- (Atividades 2.2 e 2.3) Páginas 17 e 18
Livro didático
(Páginas 20 a 23)
9H - 10H30
APLICATIVOS DO
CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS
(Contação De História / Ciências Humanas)
APLICATIVOS DO
CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS
(Português/Contação De História/Geografia
APLICATIVOS DO
CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS
(Português/ Matemática/ Ciências Humanas)
APLICATIVOS DO
CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS
(Arte/Português / Português)
APLICATIVOS DO
CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS
(ED. FÍSICA/ Português/Ciências   Humanas)
10H40 - 11H30
PORTUGUÊS
Trabalhando com a parlenda: O macaco foi à feira 
MATEMÁTICA
 Leitura e Interpretação de Tabela

MATEMÁTICA
Caça Números
Antecessor e Sucessor
CIÊNCIAS HUMANAS
Meio Ambiente

MATEMÁTICA
Situações Problema
































1ª ATIVIDADE 11/05
LEITURA: MÃE DE TODOS OS TIPOS (pesquisar na internet)
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
2ª ATIVIDADE
EMAI SEQUÊNCIA 2 - PÁGINAS 15,  16

CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H AS 10H - CONTAÇÃO DE HISTÓRIA / 10H AS 10H30 -CIÊNCIAS HUMANAS) 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

1ª ATIVIDADE

CABEÇALHO

FAZER AS ATIVIDADES NO CADERNO

     1)    ACOMPANHE A LEITURA DA PRIMEIRA ESTROFE DA PARLENDA.
 O MACACO FOI À FEIRA
NÃO TEVE O QUE COMPRAR.
COMPROU UMA CADEIRA
PRA COMADRE SE SENTAR.
< IDENTIFIQUE NA ESTROFE ACIMA A PALAVRA:
MAIOR   ____________________
MENOR ____________________
< OBSERVE O NOME DO DESENHO:
MACACO

< SEPARE EM SÍLABAS:




           



2)    FAÇA UMA ACRÓSTICO COM A PALAVRA MACACO.
M _____________________
A______________________
C______________________
A______________________
C______________________
O______________________

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

2ª ATIVIDADE 12/05

LEITURA: SE AS COISAS FOSSEM MÃES ( pesquisar na internet)



3ª ATIVIDADE

Livro didático Conectados Língua Portuguesa Atividades (Páginas 18 e 19)


CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H – Português /9H30 - Contação De História /10H – Geografia)

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
3ª ATIVIDADE
CABEÇALHO FAZER A ATIVIDADE NO CADERNO


ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

4ª ATIVIDADE 13/05 

LEITURA: O LOBO E O SETE CABRITINHOS


Youtube

CABEÇALHO FAZER A ATIVIDADE NO CADERNO

    1)    Preencher o quadro:

  
     2)    LIVRO APRENDER SEMPRE LÍNGUA- PORTUGUESA
(ATIVIDADE 1 – HISTÓRIA CONHECIDAS COM LOBO – páginas 02 e 03)

CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9h – Português/ 9h30 - Matemática / 10h – Ciências Humanas).

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
4ª ATIVIDADE 
FAZER AS ATIVIDADES NO CADERNO

 
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

 5ª ATIVIDADE 14/05

LEITURA: QUEM VAI SALVAR A VIDA? (pesquisar na internet)


6ª ATIVIDADE

EMAI- (Atividades 2.2 e 2.3) Páginas 17 e 18

CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H - Arte/ 9H30 – Português / 10H - Português)


CIÊNCIAS HUMANAS

1ª ATIVIDADE

CABEÇALHO COPIAR AS FRASES E COMPLETAR NO CADERNO

  
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 


7ª ATIVIDADE 15/05

LEITURA: ZUMBIDO (LIVRO DE PORTUGUÊS)


8ª ATIVIDADE

Livro didático Língua Portuguesa: Conectados (Páginas 20 a 23)


CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H - ED. FÍSICA/ 9H30 - Português/ 10H - Ciências Humanas).
CABEÇALHO

COPIAR OS PROBLEMAS NO CADERNO


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
5ª ATIVIDADE  
SITUAÇÕES – PROBLEMA
1)    NUM POMAR HÁ 37 LARANJEIRAS E 15 GOIABEIRAS. QUANTAS ÁRVORES FRUTÍFERAS HÁ NO POMAR?

2)    PAPAI TEM 32 ANOS. EU TENHO 11 ANOS.QUANTOS ANOS PAPAI E MAIS VELHO DO QUE EU?

3)    NUM SAQUINHO HAVIA 39 BALAS. CARLA CHUPOU 18 BALAS. QUANTAS BALAS SOBRARAM?

4)    MAMÃE FEZ DOCES PARA A REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORES. ELA FEZ 22 DOCINHOS DE LEITE, 32 BRIGADEIROS E DOCE COCADAS. QUANTOS DOCES MAMÃE FEZ?

ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 11/05 á 15/05/2020.


ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 11/05 á 15/05/2020


ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

HORÁRIO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA

Leitura do livro do Kit
Leitura do livro do Kit
Leitura do livro do Kit
Leitura do livro do Kit
Preencher a ficha de leitura (somente para quem acabou de ler o livro)

Português
Carta ao leitor
Matemática
EMAI Sequência 1.4 E 1.5 (páginas de 13 à 15)
Português
Ortografia – S ou Z (páginas 180 e 181)
Matemática
EMAI Sequência 2.1 e 2.2 (páginas  16 e 17)
Português
Atividades do Blog
Musica
Lendas

Ed. Física
Artes
Ed. Física
Artes
Ciências – Livro Didático
(páginas 10 e 11)
15h30 às 17h
Aulas pelo Canal UNIVESP TV 2.2 ou pelo Aplicativo Do Centro de Mídias Dos Anos Iniciais
(Ciências da Natureza; Contação de História; Ciências Humanas)
Aulas pelo Canal UNIVESP TV 2.2 ou pelo Aplicativo Do Centro de Mídias Dos Anos Iniciais
(Contação de História; Ciências Humanas; Matemática)
Aulas pelo Canal UNIVESP TV 2.2 ou pelo Aplicativo Do Centro de Mídias Dos Anos Iniciais
(Português; Arte; Português)
Aulas pelo Canal UNIVESP TV 2.2 ou pelo Aplicativo Do Centro de Mídias Dos Anos Iniciais
(Português; Ciências Humanas;  Português)
Aulas pelo Canal UNIVESP TV 2.2 ou pelo Aplicativo Do Centro de Mídias Dos Anos Iniciais
(Ciências Humanas;  Português;  Ciências Humanas)



































1ª ATIVIDADE

SEGUE ORIENTAÇÃO DA CARTA AO LEITOR - Carta - Aqui!


VÍDEO SOBRE A CARTA AO LEITOR



2ª ATIVIDADE

Videoaula - 27/04/2020 

Leia o texto abaixo para responder as questões 1 e 2. 

 SANTOS DUMOND 

Inventor, construtor e aviador brasileiro, cognominado “Pai da Aviação”. Nasceu na fazenda Cabangu, perto da cidade de Palmira, hoje Santos Dumont, em Minas Gerais. Resolveu o problema da dirigibilidade dos balões (1901) e realizou o primeiro vôo público de um avião, com o seu 14 - Bis, em 23 de outubro de 1906. 

FONTE: Ler e Escrever – Livro de Textos do Aluno pg-191


1- É possível afirmar que o texto acima é:

(A) Uma fábula. 
(B) Uma lenda. 
(C) Uma biografia. 
(D) Um mito. 

2. Qual é o nome da cidade atual onde Santos Dumond nasceu? _______________________________________________________________ 

3 - A contadora Cristiane Velasco contou uma história, você diria que a história contada se trata de: 

(A) Uma lenda indígena. 
(B) Um mito africano. 
(C)Uma fábula de Esopo. 
(D)Um conto de assombração. 

4 – A música também faz parte da cultura de um povo. Você percebeu que na videoaula de hoje, citou-se alguns estilos musicais? Indique quais foram eles: 

(A) Reggae e Hip Hope. 
(B)Serpente e Blues. 
(C)Sertanejo e Jazz. 
(D)Chorinho e Rock. 

5. Agora é com você, pesquise com seus pais quais eram as músicas que eles costumavam ouvir na infância ou na juventude e escreva abaixo. 

1._________________________________________________ 

2._________________________________________________ 

6. Agora escreva duas das suas músicas favoritas. 

1._________________________________________________ 

2._________________________________________________

7. Escreva uma música que você gostaria de dedicar a seu amigo(a). _________________________________________________________ 

8. Agora que tal convidar seus pais para lhe mostrar uma música que eles ouviam ou gostam. Ouça a música e conte o que achou? Se por acaso tiver discos antigos ou algo parecido, tirem uma foto e encaminhem no watts do grupo do 5º ano A. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 

Diante de toda a preocupação em se manter em isolamento social, conte como está se sentindo e o que sente mais falta da escola. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________