terça-feira, 26 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 3º ANO C - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020.


ATIVIDADES DOS 3º ANO C - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020

ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA


PROFESSOR: CILENE FERREIRA         3º ANO C                           DE 26/05 À 29/05/2020

2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA


LPP
LPP
LPP
LPP
7H –
7H35


LEITURA: FÁBULAS
A RAPOSA E O CORVO, A CIGARRA E A FORMIGA, O CÃO E A LEBRE
(APOSTILA APRENDER SEMPRE)
ATIVIDADE 2

LITERATURA
OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA
PÁGINAS 1 À 10
(EM ANEXO)


LITERATURA
OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA
PÁGINAS 11 À 20
(EM ANEXO)

LEITURA TEXTO INFORMATIVO
O QUE É MISCIGENAÇÃO
(EM ANEXO)


PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA HUMANAS
7H40-
8H50


FERIADO

PONTUANDO OS DIÁLOGOS DE FÁBULAS
(APOSTILA APRENDER SEMPRE)

ATIVIDADE 2

SITUAÇÕES-PROBLEMA
CAMPO ADITIVO
SOLUCIONANDO OS PROBLEMAS
(EM ANEXO)


LIVRO DO ALUNO EMAI
SITUAÇÕES-PROBLEMA

ATIVIDADE 4.2
PÁGINA 24


TEMA DA AULA: MISCIGENAÇÃO
ASSISTIR AO VÍDEO:
A HISTÓRIA DO POVO POVO BRASILEIRO
QUINTAL DA CULTURA
(EM ANEXO)



ESPECIALISTA
ESPECIALISTA
ESPECIALISTA
PORTUGUÊS
9H-
10H20



FERIADO

EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº CLAYTON.

ARTE
PROFª DORA

ARTE
PROFª DORA
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO: DIÁRIO
E PESQUISA NO DICIONÁRIO
(EM ANEXO)






10H30-11H30




CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA


CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA E HISTÓRIA/GEOGRAFIA



CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

MATEMÁTICA, APLICAÇÃO DA AAP E MATEMÁTICA


CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

APLICAÇÃO DA AAP, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS




LITERATURA: OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA  Ver Aqui!


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1ª ATIVIDADE 27/05

MATEMÁTICA: SOLUCIONANDO PROBLEMAS


OBS.: PODE COPIAR NO CADERNO

1ª SITUAÇÃO


2ª SITUAÇÃO

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE 29/05

TEMA DA AULA: MISCIGENAÇÃO

ASSISTIR AO VÍDEO:

A HISTÓRIA DO POVO BRASILEIRO QUINTAL DA CULTURA



Texto informativo: O que significa miscigenação?
A sociedade brasileira é conhecida em todo o mundo como miscigenada. Mesmo assim, muitos ainda não sabem o que significa miscigenação.
“O Brasil é um país miscigenado”. Bom, provavelmente todos já ouviram essa afirmação em algum momento da vida. Isso porque de fato a população brasileira é miscigenada. Porém, o que significa a palavra miscigenação?
O termo miscigenação é utilizado para designar a mistura de diferentes etnias humanas. Sendo assim, os indivíduos miscigenados têm características de todas as etnias que fizeram parte de sua formação.
Operários-Tarsila do Amaral. O quadro retrata a miscigenação do povo brasileiro
É reconhecido mundialmente que um ser miscigenado é constituído pela união das três principais etnias, os brancos, negros e amarelos (índios inclusos). Portanto, aí entra a sociedade brasileira nesta matemática.
Nossa população foi formada justamente por esses grupos. Os brancos europeus colonizadores, os negros vindos da África, e os indígenas presentes no país. Como uma forma de expandir os habitantes do Brasil, por muitos anos a miscigenação era incentivada.
A ideia de miscigenação, mistura de etnias, é contrária ao pensamento de “raça pura“, que por muitos anos foi pregado no mundo, e ainda é, resultando no século XX.
Cultura brasileira
Embora tenhamos focado na questão racial, assim como os traços físicos da mistura entre etnias, ela vai muito além do que só o fenótipo. O resultado da miscigenação é sentido em vários aspectos de uma sociedade. No caso do Brasil, ela está intensamente relacionada a cultura.
Sendo assim, nossa cultura também é “misturada”, refletindo aspectos de várias outros países, e com o nosso próprio. Formando cada vez mais não só uma população miscigenada, como também uma cultura diversificada.
Etnias: grupos da mesma origem que possuem os mesmos costumes, culturas e religiões.
2ª ATIVIDADE

LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO.

O gênero textual ‘diário’


O diário e as suas características

O diário é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar.


A estrutura de um diário


      Vocativo

Geralmente é iniciado com “Meu querido diário”, uma vez que não é escrito para uma pessoa específica.

      Data

A data é parte essencial de um diário.

      Desenvolvimento

É a parte na qual as informações serão detalhadamente registradas.

  •   Assinatura


Para finalizar, há a presença da assinatura, que serve para evidenciar o (a) autor (a) do texto.

      Exemplo de diário

“Domingo, 14 de Junho de 1942.”

Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. “Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.”

(O Diário de Anne Frank)

Por Débora Silva em 27/04/2016




3ª ATIVIDADE

Obs. realizar a atividade no caderno.

Com o auxílio de um dicionário procure o sinônimo das palavras destacadas em vermelho no texto acima (o gênero textual diário). 

ATIVIDADES DOS 3ºs ANOS D, E, F - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020.


ATIVIDADES DOS 3ºs ANOS D, E, F - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020

ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA


PROF: CRIS, SIMONE E NÍVEA   3º ano D,E e F   DE: 25/ 05  a 29/05/2020


2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA
1ª aula

Leitura
Leitura
Leitura
Leitura




FERIADO



L E – Chapeuzinho Branco p. 125 e 126.
 L E – Chapeuzinho Branco p. 126, 127 e 128.
 L E – Chapeuzinho Branco p. 128 e 129.
 Coletânea de Textos – Ler e Escrever

Fábula: “O ratinho, o gato e o galo”, página 137.
2ª aula

Matemática - EMAI
Português – AS
Português - AS
Português – LD






Atividade 1.4
Uso da calculadora, página 12.

 O uso da letra R, páginas 8 e 9.

 Jogo dos sete erros
página 12.
Livro CONECTADOS
Qual é a letra? (Ortografia L/U, páginas 14 e 15;
Caça-palavras: não há necessidade de imprimir, somente escreva as respostas no caderno.
3ª aula

Matemática – AS
Português – AS
Interdisciplinar
Matemática - EMAI




 Sequência 2 – Aprendendo com a tecnologia – atividade 1
p. 6
O uso da letra R
páginas 10 e 11.
 Os lugares da cidade, páginas: 10, 11, 12 e 13.

Sequência 2
Atividades 2.1 e 2.2
Composição de numerais;

 Quadro numérico do 100 ao 169: atividades de observação.
4ª aula

C.M.S.P – INF
C.M.S.P – INF
C.M.S.P – INF
C.M.S.P – INF



 10:30 – LÍNGUA PORTUGUESA 

11:00 – EDUCAÇÃO FÍSICA
  10:30 – LÍNGUA PORTUGUESA 

11:00 - MATEMÁTICA
 10:30 – MATEMÁTICA

11:00 – APLICAÇÃO AAP
 10:30 – APLICAÇÃO AAP

11:00 – MATEMÁTICA
5ª aula

C.M.S.P – INF
C.M.S.P – INF
C.M.S.P – INF
C.M.S.P – INF







11:30 - MATEMÁTICA


11:30 – CIÊNCIAS HUMANAS


11:30 - MATEMÁTICA


11:30 – CIÊNCIAS NATURAIS

ATIVIDADE

Obs: NÃO PRECISAM IMPRIMIR, as crianças deverão apenas ESCREVER AS PALAVRAS NO CADERNO.