quarta-feira, 1 de abril de 2020

ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E e F DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DO DIA 30/03 a 03/04/2020.



ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de sala


Atividade de Língua Portuguesa


Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder no seu caderno
*Lembre-se de grifar no texto a parte em que encontrar algumas das respostas.


1ª ATIVIDADE:


A Formiga e a Pomba
Esopo

Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregol e cail dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, vil a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancol uma folha da árvore e deixol-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correl até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
Moral: Uma boa ação ganha outra


2ª ATIVIDADE:

ESTUDO DAS PALAVRAS
1) Circule 7 palavras que estão escritas erradas no texto e reescreva essas palavras corretamente. (Dica: uso da letra U ou L)
1)__________________________     5)___________________________
2)__________________________     6)___________________________

3)__________________________     7)___________________________
4)__________________________
2) Retire do texto uma palavra:
a) monossílaba ____________________
b) verbo no tempo passado ________________
c) substantivo comum _______________
d) adjetivo de formiga _______________

Lembrete
monossílaba – palavra com 1 sílaba
verbo – nesse caso, palavra que indica ação ( o que alguém fez, faz ou vai fazer )
substantivo – palavra de indica nome de seres, frutas, objetos, etc.
adjetivo- palavra que indica característica (como ela é ou como ela está)

3)  No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
A (  ) fome.
B (  ) frio.
C (  ) sede.
D (  ) calor.

4) O texto começa dizendo: Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada (LA) refere-se a

A (  ) grama.
B (  ) água.
C (  ) folha.
D (  ) formiga.


3ª ATIVIDADE:

ESTUDO DO TEXTO

5) Este texto é uma fábula porque apresenta características como

A (  ) humor e seres encantados.
B (  ) instruções e imagens.
C (  ) tabelas e informações científicas.
D (  ) animais como personagens e moral da história.

6) A formiga se salvou da correnteza porque

A (  ) o rio parou de correr.
B (  ) o caçador a tirou de dentro do rio.
C (  ) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
D (  ) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.

7) A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba quando:

A (  ) se debatia na correnteza.
B (  ) alcançou a terra.
C (  ) se escondia atrás de uma árvore.
D (  ) foi presa pela rede do caçador.

8)Explique com suas palavras a moral da história
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4ª ATIVIDADE:


PRODUÇÃO ESCRITA

RELATO PESSOAL

Escreva uma situação em que você ajudou ou foi ajudado por um amigo. Não esqueça de 
escrever os detalhes de um relato pessoal para que quem leia compreenda o que 
você está contando.

No seu relato deve conter:

*Quando o fato aconteceu
*Onde aconteceu
*Quem estava na situação
*Como aconteceu
*Como você se sentiu

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Auto correção

Após escrever seu texto leia, se possível peça para alguém ler com você e verifique se não esqueceu de:

*Usar parágrafos
* Usar letra maiúscula no começo das frases e em nomes próprios
* Usar a pontuação adequada (ponto final, interrogação, exclamação, vírgula...)
* Escrever as palavras corretamente






Atividade de Matemática


Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder no seu caderno


1ª ATIVIDADE:

1. Um livro tem 394 páginas, Fernando já leu 156. Quantas páginas ele ainda precisa ler para terminar seu livro?
Resposta:



 2. Quando Amanda nasceu a mãe dela tinha 29 anos. Hoje Amanda está completando 10 anos. Quantos anos a mãe de Amanda tem?
Resposta:



3. Em uma escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse total, 127 são meninas. Quantos meninos estudam nesta escola?
Resposta:



2ª ATIVIDADE:

Qual é o número?
a) Dois mil cento e trinta e quatro ______________
b) Oitocentos e vinte e nove __________________
c) Três mil e quarenta e oito __________________
d) Um mil novecentos e oitenta e três ___________
e) Trezentos e doze _____________
f) Quatro mil setecentos e setenta e oito __________


3ª ATIVIDADE:

A atendente de um banco tem que dar R$ 200,00, em dinheiro. Pense e responda as perguntas abaixo:

A) Quantas cédulas de R$ 2,00 são necessárias?
R: ___________ notas
B) Quantas cédulas de R$ 5,00 são necessárias?
R: ___________ notas
C) Quantas cédulas de R$ 10,00 são necessárias?
R: ___________ notas
D) Quantas cédulas de R$ 20,00 são necessárias?
R: ___________ notas
E) Quantas cédulas de R$ 50,00 são necessárias?
R: ___________ notas







Nenhum comentário:

Postar um comentário