ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de sala
Atividade de Língua Portuguesa
Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder
e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder
no seu caderno
*Lembre-se de grifar
no texto a parte em que encontrar algumas das respostas.
1ª ATIVIDADE:
A Formiga e a Pomba
Esopo
Uma formiga
sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la,
devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregol e cail
dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, vil a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancol uma folha da árvore e deixol-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correl até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
Moral: Uma boa ação ganha outra
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, vil a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancol uma folha da árvore e deixol-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correl até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
Moral: Uma boa ação ganha outra
2ª ATIVIDADE:
ESTUDO DAS PALAVRAS
1)
Circule 7 palavras que estão escritas erradas no texto e reescreva essas
palavras corretamente. (Dica: uso da letra U ou L)
1)__________________________ 5)___________________________
2)__________________________ 6)___________________________
3)__________________________ 7)___________________________
4)__________________________
2) Retire do texto uma palavra:
a) monossílaba
____________________
b) verbo no tempo passado
________________
c) substantivo comum
_______________
d) adjetivo de formiga
_______________
Lembrete
monossílaba – palavra com 1 sílaba
verbo – nesse caso, palavra que indica ação (
o que alguém fez, faz ou vai fazer )
substantivo – palavra de indica nome de seres,
frutas, objetos, etc.
adjetivo- palavra que indica característica (como
ela é ou como ela está)
3) No
início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a
formiga estava com
A ( ) fome.
B ( ) frio.
C ( ) sede.
D ( ) calor.
4) O texto começa
dizendo: Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para
alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra
sublinhada (LA) refere-se a
A ( ) grama.
B ( ) água.
C ( ) folha.
D ( ) formiga.
3ª ATIVIDADE:
ESTUDO
DO TEXTO
5) Este
texto é uma fábula porque apresenta características como
A ( ) humor e seres encantados.
B ( ) instruções e imagens.
C ( ) tabelas e informações científicas.
D ( ) animais como personagens e moral da
história.
6) A
formiga se salvou da correnteza porque
A ( ) o rio parou de correr.
B ( ) o caçador a tirou de dentro do rio.
C ( ) caiu um galho de árvore em que ela se
apoiou.
D ( ) ela subiu numa folha de árvore jogada ao
rio pela pomba.
7) A
formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba quando:
A ( ) se debatia na correnteza.
B ( ) alcançou a terra.
C ( ) se escondia atrás de uma árvore.
D ( ) foi presa pela rede do caçador.
8)Explique
com suas palavras a moral da história
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4ª ATIVIDADE:
PRODUÇÃO ESCRITA
RELATO PESSOAL
Escreva uma situação
em que você ajudou ou foi ajudado por um amigo. Não esqueça de
escrever os
detalhes de um relato pessoal para que quem leia compreenda o que
você está contando.
você está contando.
No seu relato
deve conter:
*Quando o
fato aconteceu
*Onde
aconteceu
*Quem estava na
situação
*Como
aconteceu
*Como você se
sentiu
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Auto correção
Após escrever
seu texto leia, se possível peça para alguém ler com você e verifique se não
esqueceu de:
*Usar
parágrafos
* Usar letra
maiúscula no começo das frases e em nomes próprios
* Usar a
pontuação adequada (ponto final, interrogação, exclamação, vírgula...)
* Escrever as
palavras corretamente
Atividade de Matemática
Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder
e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder
no seu caderno
1ª ATIVIDADE:
1. Um livro tem 394 páginas, Fernando já leu 156. Quantas páginas
ele ainda precisa ler para terminar seu livro?
Resposta:
2. Quando Amanda nasceu a mãe dela tinha 29 anos. Hoje Amanda está
completando 10 anos. Quantos anos a mãe de Amanda tem?
Resposta:
3. Em uma escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse
total, 127 são meninas. Quantos meninos estudam nesta escola?
Resposta:
2ª ATIVIDADE:
Qual é o número?
a)
Dois mil cento e trinta e quatro ______________
b)
Oitocentos e vinte e nove __________________
c) Três mil e quarenta e oito __________________
d)
Um mil novecentos e oitenta e três ___________
e)
Trezentos e doze _____________
f)
Quatro mil setecentos e setenta e oito __________
3ª ATIVIDADE:
A atendente de um banco tem que dar R$ 200,00, em dinheiro.
Pense e responda as perguntas abaixo:
A) Quantas cédulas de R$ 2,00 são necessárias?
R: ___________ notas
B) Quantas cédulas de R$ 5,00 são necessárias?
R: ___________ notas
C) Quantas cédulas de R$ 10,00 são necessárias?
R: ___________ notas
D) Quantas cédulas de R$ 20,00 são necessárias?
R: ___________ notas
E) Quantas cédulas de R$ 50,00 são necessárias?
R: ___________ notas