quarta-feira, 1 de abril de 2020

ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E e F DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DO DIA 30/03 a 03/04/2020.



ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de sala


Atividade de Língua Portuguesa


Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder no seu caderno
*Lembre-se de grifar no texto a parte em que encontrar algumas das respostas.


1ª ATIVIDADE:


A Formiga e a Pomba
Esopo

Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água.
Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregol e cail dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, vil a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancol uma folha da árvore e deixol-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correl até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
Moral: Uma boa ação ganha outra


2ª ATIVIDADE:

ESTUDO DAS PALAVRAS
1) Circule 7 palavras que estão escritas erradas no texto e reescreva essas palavras corretamente. (Dica: uso da letra U ou L)
1)__________________________     5)___________________________
2)__________________________     6)___________________________

3)__________________________     7)___________________________
4)__________________________
2) Retire do texto uma palavra:
a) monossílaba ____________________
b) verbo no tempo passado ________________
c) substantivo comum _______________
d) adjetivo de formiga _______________

Lembrete
monossílaba – palavra com 1 sílaba
verbo – nesse caso, palavra que indica ação ( o que alguém fez, faz ou vai fazer )
substantivo – palavra de indica nome de seres, frutas, objetos, etc.
adjetivo- palavra que indica característica (como ela é ou como ela está)

3)  No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
A (  ) fome.
B (  ) frio.
C (  ) sede.
D (  ) calor.

4) O texto começa dizendo: Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada (LA) refere-se a

A (  ) grama.
B (  ) água.
C (  ) folha.
D (  ) formiga.


3ª ATIVIDADE:

ESTUDO DO TEXTO

5) Este texto é uma fábula porque apresenta características como

A (  ) humor e seres encantados.
B (  ) instruções e imagens.
C (  ) tabelas e informações científicas.
D (  ) animais como personagens e moral da história.

6) A formiga se salvou da correnteza porque

A (  ) o rio parou de correr.
B (  ) o caçador a tirou de dentro do rio.
C (  ) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
D (  ) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.

7) A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba quando:

A (  ) se debatia na correnteza.
B (  ) alcançou a terra.
C (  ) se escondia atrás de uma árvore.
D (  ) foi presa pela rede do caçador.

8)Explique com suas palavras a moral da história
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4ª ATIVIDADE:


PRODUÇÃO ESCRITA

RELATO PESSOAL

Escreva uma situação em que você ajudou ou foi ajudado por um amigo. Não esqueça de 
escrever os detalhes de um relato pessoal para que quem leia compreenda o que 
você está contando.

No seu relato deve conter:

*Quando o fato aconteceu
*Onde aconteceu
*Quem estava na situação
*Como aconteceu
*Como você se sentiu

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Auto correção

Após escrever seu texto leia, se possível peça para alguém ler com você e verifique se não esqueceu de:

*Usar parágrafos
* Usar letra maiúscula no começo das frases e em nomes próprios
* Usar a pontuação adequada (ponto final, interrogação, exclamação, vírgula...)
* Escrever as palavras corretamente






Atividade de Matemática


Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder no seu caderno


1ª ATIVIDADE:

1. Um livro tem 394 páginas, Fernando já leu 156. Quantas páginas ele ainda precisa ler para terminar seu livro?
Resposta:



 2. Quando Amanda nasceu a mãe dela tinha 29 anos. Hoje Amanda está completando 10 anos. Quantos anos a mãe de Amanda tem?
Resposta:



3. Em uma escola o total de alunos é de 236, sabemos que desse total, 127 são meninas. Quantos meninos estudam nesta escola?
Resposta:



2ª ATIVIDADE:

Qual é o número?
a) Dois mil cento e trinta e quatro ______________
b) Oitocentos e vinte e nove __________________
c) Três mil e quarenta e oito __________________
d) Um mil novecentos e oitenta e três ___________
e) Trezentos e doze _____________
f) Quatro mil setecentos e setenta e oito __________


3ª ATIVIDADE:

A atendente de um banco tem que dar R$ 200,00, em dinheiro. Pense e responda as perguntas abaixo:

A) Quantas cédulas de R$ 2,00 são necessárias?
R: ___________ notas
B) Quantas cédulas de R$ 5,00 são necessárias?
R: ___________ notas
C) Quantas cédulas de R$ 10,00 são necessárias?
R: ___________ notas
D) Quantas cédulas de R$ 20,00 são necessárias?
R: ___________ notas
E) Quantas cédulas de R$ 50,00 são necessárias?
R: ___________ notas







HORA DA LEITURA : PELA FAMÍLIA OU PELO ALUNO DO 1º ao 5º ANO DE 30/03 a 03/04/2020.



Olá! Queridos alunos e Senhores Pais ou Responsáveis.

Hora da Leitura é mais uma de nossas iniciativas de incentivo à leitura. Sendo disponibilizados livros em PDF para que nesses dias de isolamento, possam se envolver com textos e histórias fantásticas.

Para baixar cada livro em PDF é simples, e só clicar em AQUI após o título do livro e ele baixa automaticamente.


Uma ótima leitura!

⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇⬇


Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Turma da Mônica Mônica Extra - Zé Vampiro Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Chico Bento Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Almanaque do Chico Bento Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Cebolinha Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Almanaque da Magali Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Monica Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Koumba e o tambor diambê - Madu Costa Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Berimbau Mandou Te Chamar Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Meninas Negras - Madu Costa Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Meu Crespo e de Rainha Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: O menino Nito - Sônia Rosa Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): A pedra Mazarino _ Mundo Sherlock Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): O barril de amontillado Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): O coração delator Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): O homem na multidão Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): O poço e o pêndulo Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): O mistério do vale Boscombe _ Mundo Sherlock Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): O retrato oval Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): Ou Isto Ou Aquilo - Cecilia Meireles Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): Pequena Conversa com uma Múmia Aqui

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro(Texto): Um estudo em vermelho -Primeira parte, Capítulo 2 _ Mundo Sherlock Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Você troca livro Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Era uma vez um gato xadrez Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Marcelo Marmelo Martelo Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Fábulas Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: O Monstro das Cores Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro: Diário de um Banana - ASSIM VAI MAIS LONGE Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro:  Quem gosta de ser diferente Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro:  O sapato que miava Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro:  O homem que amava caixas Aqui!

Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando do livro:  As Tranças de Bintou Aqui!

terça-feira, 31 de março de 2020

ORIENTAÇÕES ÀS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE SÃO PAULO




Carta para as famílias!

Estamos vivendo um momento único e, por isso, é importante que estejamos unidos e focados em buscar soluções para enfrentar o surto de Covid-19. A educação tem um papel importante neste processo por ser um caminho potente para conscientização da sociedade, especialmente das crianças e jovens. As família também têm um papel fundamental! Mais do que nunca, precisamos caminhar juntos para atravessarmos este momento dando exemplo e inspirando os nossos estudantes.

A suspensão de aulas é uma medida que foi pensada e decidida juntamente com equipes da Secretaria de Estado da Saúde, alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde para conter a pandemia. Por isso, é muito importante que todos respeitem o distanciamento social, entendendo que esse momento não é uma parada pedagógica como estamos acostumados nas férias. Em outras palavras, devemos evitar sair de casa para ir à eventos, parques, restaurantes e outros espaços onde existem aglomerações.

Por esse motivo, sugerimos, neste documento, atividades a serem realizadas com bebês, crianças, jovens e adultos, buscando minimizar os efeitos de afastamento temporário das Unidades Educacionais. Além disso, você encontra aqui dicas de como apoiar os estudantes pelos quais é responsável para que se mantenham motivados a estudar e sigam aprendendo.

É importante que os familiares acompanhem os sites, mídias sociais e endereços oficiais das Secretarias de Educação do Estado e dos Municípios para mais informações e orientações. Seguimos juntos, em uma oportunidade de fortalecer os vínculos entre famílias, estudantes e Estado. Certamente, em situações desafiadoras como essa, aprendemos muito e nos fortalecemos como sociedade.

Contamos com a colaboração de todos!




Você pode fazer download do arquivo em PDF clicando Aqui!




http://www.saopaulo.sp.gov.br/
portal.sme.prefeitura.sp.gov.br