segunda-feira, 18 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020.


ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020


ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º ATIVIDADE 18/05


CABEÇALHO

LEITURA: Histórias infantis.
APRENDER SEMPRE (Atividades 5,6 e 7 – páginas 04 e 05)

CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H – Português / 9H3O – Português/ 10H – Ciências Humanas).

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
1º ATIVIDADE

LEITURA: Leitura e interpretação de Gráfico

Copiar no caderno


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

2º ATIVIDADE 19/05

CABEÇALHO

LEITURA: O monstro das cores Pdf - Aqui!


PORTUGUÊS: Ler e compreender quadrinhas

COPIAR NO CADERNO

     1)    COMPLETE A QUADRINHA COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:

RATO
QUEIJO
VACA
GATO
PATO
TATU


QUADRINHA_________ LUCA RÓI O ___________________,A _______________ FAZ ANGU, O _______________ CHAMA O ____________PRA FESTA DO _________________________

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

2º ATIVIDADE


CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H – Matemática / 9H3O – Ciências Humanas/ 10H – Ed. Física).


MATEMÁTICA: Aprender Sempre (Brincando com os númerospáginas 02 e 03)


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

3º ATIVIDADE 20/05


CABEÇALHO



LEITURA: A mochila de Marieta (Livro de Português Conectados)


PORTUGUÊS: Livro de Português Conectados (páginas 30 e 31)

CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H – Português / 9H3O – Matemática/ 10H – Ciências Humanas)


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


3º ATIVIDADE


EMAI (página 19).

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

1º ATIVIDADE 21/05


Ciências Humanas: Livro Interdisciplinar (páginas 175 e 176).

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

4º ATIVIDADE

CABEÇALHO

LEITURA: O dia e a noite e as estações do ano.



CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H – ED. Física / 9H3O – Matemática/ 10H – Português).


PORTUGUÊS: Localizar informações explicitas


COPIAR NO CADERNO

O VALENTE TREM DE FERRO
QUANDO NA ESTAÇÃO CHEGOU
NA CARREIRA QUE ELE VINHA
NO CAMINHO NÃO PAROU

     1)    A QUADRINHA ESTÁ FALANDO, DE QUAL MEIO DE TRANSPORTE?
______________________________________________________

     2)    ONDE O TREM CHEGOU?
______________________________________________________

     3)    CIRCULE AS RIMAS
______________________________________________________

     4)    ESCREVA UMA FRASE SOBRE O TREM
 _____________________________________________________


5º ATIVIDADE 22/05

CABEÇALHO

LEITURA: A força do exemplo Pdf - Aqui!


PORTUGUÊS: Livro Conectados (páginas 22 e 23)

CANAL UNIVESP TV 2.2 ou PELO APLICATIVOS DO CENTRO DE MÍDIAS DOS ANOS INICIAIS (9H –  / 9H3O – Português/ 10H – Ciências Humanas).

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

4º ATIVIDADE


LIVRO ÁPIS: (PÁGINA 22).

ATIVIDADES DOS 3ºs ANOS A - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020


ATIVIDADES DOS 3ºs ANOS A - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020

ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA  EM PDFRotina PDF - Aqui!

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA


1ª ATIVIDADE 18/05

APRENDER SEMPRE
  • Leitura da Fabula da Cigarra e a Formiga;


2ª ATIVIDADE

APRENDER SEMPRE: VAMOS PARTICIPAR!
  • Localizar Informações no Texto. - (Fabula da Cigarra e a Formiga)

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1ª ATIVIDADE 18/05

APRENDER SEMPRE

SEQUÊNCIA 1 - ATIVIDADE 1 
  • Jogando Boliche com meus Colegas.
2ª ATIVIDADE
  • Livro ÁPIS: Pág.30 - (Números e Estatísticas)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
3ª ATIVIDADE 19/05

VÍDEO REPENTE DA PONTUAÇÃO(QUINTAL DA CULTURA).


4ª ATIVIDADE

APRENDER SEMPRE
  • Leitura da Fabula da Raposa e o Corvo;


5ª ATIVIDADE

APRENDER SEMPRE: VAMOS PARTICIPAR!
  • Pontuando diálogos da Fábula da Raposa e o Corvo;


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

3ª ATIVIDADE
  • Livro ÁPIS: Pág.31 - (Números e Chance)

4ª ATIVIDADE
  • Probabilidade (Fonte: Nova Escola)
Obs.: Responder as Questões no Caderno.




ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
6ª ATIVIDADE 20/05

O Gênero textual ‘diário’

diário e as suas características
diário é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar.

A estrutura de um diário

  • Vocativo

Geralmente é iniciado com “Meu querido diário”, uma vez que não é escrito para uma pessoa específica.

  • Data

A data é parte essencial de um diário.

  • Desenvolvimento

É a parte na qual as informações serão detalhadamente registradas.

  • Assinatura

Para finalizar, há a presença da assinatura, que serve para evidenciar o (a) autor (a) do texto.

  • Exemplo de diário

“Domingo, 14 de junho de 1942

Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)
Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.”
(O Diário de Anne Frank)

7ª ATIVIDADE

Obs.: Responder as Questões no Caderno.

Com um auxilio de um dicionario procure os sinônimos das palavras destacadas em vermelho no texto acima( O gênero textual diário).
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

4ª ATIVIDADE
  • APRENDER SEMPRE: ATIVIDADE 2
  • LIVRO ÁPIS: PAG 37(ALGUNS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
7ª ATIVIDADE 21/05

LEITURA: LIVROS CONECTADOS: PÁG. 38, 39 (ONDE GUARDAR SEGREDOS)

8ª ATIVIDADE
  • LIVROS CONECTADOS: PÁG. 40 (COMPREENSÃO DO TEXTO: O DIÁRIO ESCONDIDO DA SERAFINA)

9ª ATIVIDADE
  • LIVROS CONECTADOS: PÁG. 41 (CONTINUAÇÃO DAS ATIV. ANTERIOR).

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

5ª ATIVIDADE
  • APRENDER SEMPRE: ATIVIDADE 4
ATIVIDADE DE CIENCIA DA NATUREZA

1ª ATIVIDADE
  • LEITURA PELO ALUNO

2ª ATIVIDADE
  • LIVRO ÁPIS: INTERDISCIPLINAR PAG:71( OBSERVANDO DESCREVENDO ANIMAIS).
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
10ª ATIVIDADE 21/05
  • LIVROS CONECTADOS: PÁG. 42 ( RECONHECER VERBO DE AÇÃO, UTILIZAR TEMPOS VERBAIS ADEQUADOS DE ACORDO COM O CONTEXTO).
11ª ATIVIDADE
  • LIVROS CONECTADOS: PÁG. 43(CONTINUAÇÃO DA ATIV. ANTERIOR).

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

6ª ATIVIDADE
  • EMAI: PÁG. 43 (PROBABILIDADE)

ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G e 3ºs ANOS A, B, C, D, E, F - ROTINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020.


ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G e 3ºs  ANOS A, B, C, D, E, F - ROTINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020




ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Prof. Tiago Antunes da Luz Neto

“Lembre-se de cuidar de si e de seus amigos e familiares, evite aglomerações e saia de casa somente se necessário. Lave bem as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel para higienizá-las.”

3ºs anos A, B, C, D, E e F

Semana 3

Aulas 1 e 2

Shisima

As crianças do país africano Quênia jogam um jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalabavali, ou “pulgas d'água”. As pulgas d'água se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos.

Material:
- folha de papel, sulfite, caderno, cartolina, o que você tiver disponível;
- canetinha hidrográfica, lápis, caneta, giz, etc;
- tampa de garrafa pet, botões, moedas ou qualquer outro material que possa ser a sua pecinha.

Como fazer:
Desenhe na folha de papel sulfite um círculo central e oito raias com um círculo em cada uma. Nesse ponto estaremos criando um desenho em formato octogonal (ou seja, que tem 8 lados). Conforme o desenho abaixo:



Como jogar:

Cada jogador utilizará 3 peças da mesma cor em posições opostas no tabuleiro, conforme a imagem a seguir:


O objetivo do jogo é colocar as suas três pecinhas em linha reta, utilizando a casinha central, então as peças que forem posicionas em linha - (horizontal), em coluna | (vertical) ou na diagonal /  determinam o vencedor.
Cada jogador mexe uma das suas peças por vez até a casinha vazia mais próxima, não podendo saltar nenhuma peça ou casinha.
Se a mesma sequência de movimentos se repetir por três vezes consecutivas, o jogo acaba empatado e deverá ser recomeçado; no caso não é permitido deixar sua peça na casinha central por mais de três jogadas consecutivas.

Ganha o jogo aquele que primeiro colocar as três peças em linha reta.



Resumindo:

Bom jogo!
Vídeo de apoio - tabuleiro e jogar o Shisima  


Após confeccionar o tabuleiro e jogar o Shisima responda as seguintes questões:

1-    Você já conhecia esse jogo?
2-    Quais as dificuldades que encontrou para realizar essa tarefa?
3-    Quais as facilidades que encontrou para realizar essa tarefa?
4-    Você gostou desse jogo? Por quê?

As tarefas deverão ser enviadas para o e-mail tiagoluz@professor.educacao.sp.gov.br, podem ser fotografias dos materiais que usou para fazer o seu jogo, foto das respostas e do desenho que você fez.


2ºs anos A, B, C, D, E, F e G

Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização.

O que iremos aprender nesta aula?

Conhecer e explorar diferentes maneiras de se pular corda. Além de desenvolver sua habilidade de saltar e suas percepções rítmicas.
Para pular corda você pode realizar a atividade sozinho ou com mais pessoas, mas lembre-se que estamos em um momento em que devemos manter o distanciamento social, por isso, nesse momento não é recomendado que se pratique essa atividade na rua.

Vamos precisar de algumas coisas para a confecção da corda, caso você não possua.

Como estamos pensando em reutilizar os materiais que seriam descartados, podemos utilizar quaisquer materiais que tenha em casa e que não seja mais útil, por exemplo, aquela roupa bem velhinha que seria jogada fora, pode ser cortada em tiras e emendada virar uma corda.

Lembre-se de pedir a ajuda de um responsável para manusear a tesoura caso ela tenha pontas, ou mesmo se sentir inseguro em como cortar as tiras.

Após a confecção da corda o próximo passo é pular.


O objetivo é fazer corda passar sobre a cabeça e ao passar próxima ao chão nós devemos pular e manter o movimento da corda até que erremos o salto, então recomeçamos.
Se você realizar a atividade com mais pessoas é possível inserir cantigas que indiquem qual o movimento deve fazer, por exemplo, temos a cantiga abaixo;

Cantiga de corda

Um homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores ponha a mão no chão
Senhoras e senhores pule de um pé só
Senhoras e Senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
(domínio popular)

Quem está pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e depois sair da brincadeira sem ser tocado pela corda que continua girando.

Outro exemplo:

Salada saladinha
Bem temperadinha
Com sal
Pimenta e FOGO.
(domínio popular)

A velocidade da corda se mantém baixa, até que se pronuncie a palavra fogo, quando as crianças então, aumentam muito a velocidade do giro.

Após a confecção dos materiais você deverá pular da forma como quiser, porém pense e responda as seguintes perguntas:

1 – Você já pulou corda antes?

2 – Quais as facilidades e dificuldades que encontrou para realizar essa tarefa?

3 – Essa atividade é realizada somente na cidade de São Paulo?

4 – Foi divertido realizar essa tarefa?

As tarefas deverão ser enviadas para o e-mail tiagoluz@professor.educacao.sp.gov.br, podem ser fotografias dos materiais que usou para fazer o seu jogo, foto das respostas e do desenho que você fez.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

ATENÇAÕ ALUNOS DO 5ºs ANOS A, B, C, E, F e G.


Questionário

O Formulário abaixo terá que ser respondido pelos senhores pais e/ou responsáveis e alunos, com o objetivo de saber como vocês estão se adaptando com esse novo formato, quais ferramentas estão sendo utilizadas, ou seja, o ensino a distância. Portanto a sua participação será muito importante para nós.  

Formulário - Questionário Aqui

O Centro de Mídias SP dos anos iniciais, disponibilizou um link do Prof. Rodrigo/ aula de ciências, solicitando que todos estudantes dos 5ºs anos participem do formulário, que segue abaixo.

Formulário Questionário Aqui! 

As Professoras: 

5º Ano A - Profª Fátima
5º Ano B - Profª Patricia
5º Ano C - Profª Thaís
5º Ano D - Profª Fernanda
5º Ano E - Profª Marisa
5º Ano F - Profª Claudete
5º Ano G - Profª Antônia


Agradecem imensamente a colaboração e atenção.

terça-feira, 12 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 1ºs ANOS A, B, C, D, E, F e 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 11/05 a 15/05/2020.


ATIVIDADES DOS 1ºs ANOS A, B, C, D, E, F e 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA EDUCAÇÃO FÍSICA DO DIA 11/05 a 15/05/2020

ROTINA EDUCAÇÃO FÍSICA

1ª ATIVIDADE

Quem de vocês, já jogaram dominó?
É um jogo que tem 28 peças e é jogado em dupla, trio ou quarteto e cada jogador com 7 peças, sedo que, jogando em dupla ou trio, o restante das peças, fica para cada jogador comprar caso não tenha a peça.
Beto , Lucas, Lia e Bia , estão formando um quarteto e cada jogador com 7 peças.


Essas peças na imagem abaixo, são jogadas no sentido coluna:



E as peças na imagem abaixo, somos obrigados a jogar no sentindo linha.

Quem inicia- se o jogo é quem sai com a peça maior:  


Peças do Lucas:


Peças da Bia:


Peças do Beto:


Peças da Lia:





        A) Quem inicia se o jogo?

        B) Lia iniciou o jogo próximo a jogar é Lucas, a peça que ela              deve jogar terá que jogar no sentido coluna ou linha?

    C) Após Lucas jogar é a vez da Bia, quais as peças que ela tem             que jogar no sentido coluna ou linha?

     D) Quantas peças tem o jogo do dominó?
  
         E) Quantas peças cada jogador inicia o jogo?