segunda-feira, 18 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G e 3ºs ANOS A, B, C, D, E, F - ROTINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020.


ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G e 3ºs  ANOS A, B, C, D, E, F - ROTINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020




ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Prof. Tiago Antunes da Luz Neto

“Lembre-se de cuidar de si e de seus amigos e familiares, evite aglomerações e saia de casa somente se necessário. Lave bem as mãos com água e sabão e utilize álcool em gel para higienizá-las.”

3ºs anos A, B, C, D, E e F

Semana 3

Aulas 1 e 2

Shisima

As crianças do país africano Quênia jogam um jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalabavali, ou “pulgas d'água”. As pulgas d'água se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos.

Material:
- folha de papel, sulfite, caderno, cartolina, o que você tiver disponível;
- canetinha hidrográfica, lápis, caneta, giz, etc;
- tampa de garrafa pet, botões, moedas ou qualquer outro material que possa ser a sua pecinha.

Como fazer:
Desenhe na folha de papel sulfite um círculo central e oito raias com um círculo em cada uma. Nesse ponto estaremos criando um desenho em formato octogonal (ou seja, que tem 8 lados). Conforme o desenho abaixo:



Como jogar:

Cada jogador utilizará 3 peças da mesma cor em posições opostas no tabuleiro, conforme a imagem a seguir:


O objetivo do jogo é colocar as suas três pecinhas em linha reta, utilizando a casinha central, então as peças que forem posicionas em linha - (horizontal), em coluna | (vertical) ou na diagonal /  determinam o vencedor.
Cada jogador mexe uma das suas peças por vez até a casinha vazia mais próxima, não podendo saltar nenhuma peça ou casinha.
Se a mesma sequência de movimentos se repetir por três vezes consecutivas, o jogo acaba empatado e deverá ser recomeçado; no caso não é permitido deixar sua peça na casinha central por mais de três jogadas consecutivas.

Ganha o jogo aquele que primeiro colocar as três peças em linha reta.



Resumindo:

Bom jogo!
Vídeo de apoio - tabuleiro e jogar o Shisima  


Após confeccionar o tabuleiro e jogar o Shisima responda as seguintes questões:

1-    Você já conhecia esse jogo?
2-    Quais as dificuldades que encontrou para realizar essa tarefa?
3-    Quais as facilidades que encontrou para realizar essa tarefa?
4-    Você gostou desse jogo? Por quê?

As tarefas deverão ser enviadas para o e-mail tiagoluz@professor.educacao.sp.gov.br, podem ser fotografias dos materiais que usou para fazer o seu jogo, foto das respostas e do desenho que você fez.


2ºs anos A, B, C, D, E, F e G

Existe uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Essas sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem as sequências e às músicas cantadas durante a realização.

O que iremos aprender nesta aula?

Conhecer e explorar diferentes maneiras de se pular corda. Além de desenvolver sua habilidade de saltar e suas percepções rítmicas.
Para pular corda você pode realizar a atividade sozinho ou com mais pessoas, mas lembre-se que estamos em um momento em que devemos manter o distanciamento social, por isso, nesse momento não é recomendado que se pratique essa atividade na rua.

Vamos precisar de algumas coisas para a confecção da corda, caso você não possua.

Como estamos pensando em reutilizar os materiais que seriam descartados, podemos utilizar quaisquer materiais que tenha em casa e que não seja mais útil, por exemplo, aquela roupa bem velhinha que seria jogada fora, pode ser cortada em tiras e emendada virar uma corda.

Lembre-se de pedir a ajuda de um responsável para manusear a tesoura caso ela tenha pontas, ou mesmo se sentir inseguro em como cortar as tiras.

Após a confecção da corda o próximo passo é pular.


O objetivo é fazer corda passar sobre a cabeça e ao passar próxima ao chão nós devemos pular e manter o movimento da corda até que erremos o salto, então recomeçamos.
Se você realizar a atividade com mais pessoas é possível inserir cantigas que indiquem qual o movimento deve fazer, por exemplo, temos a cantiga abaixo;

Cantiga de corda

Um homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores ponha a mão no chão
Senhoras e senhores pule de um pé só
Senhoras e Senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
(domínio popular)

Quem está pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e depois sair da brincadeira sem ser tocado pela corda que continua girando.

Outro exemplo:

Salada saladinha
Bem temperadinha
Com sal
Pimenta e FOGO.
(domínio popular)

A velocidade da corda se mantém baixa, até que se pronuncie a palavra fogo, quando as crianças então, aumentam muito a velocidade do giro.

Após a confecção dos materiais você deverá pular da forma como quiser, porém pense e responda as seguintes perguntas:

1 – Você já pulou corda antes?

2 – Quais as facilidades e dificuldades que encontrou para realizar essa tarefa?

3 – Essa atividade é realizada somente na cidade de São Paulo?

4 – Foi divertido realizar essa tarefa?

As tarefas deverão ser enviadas para o e-mail tiagoluz@professor.educacao.sp.gov.br, podem ser fotografias dos materiais que usou para fazer o seu jogo, foto das respostas e do desenho que você fez.

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