ATIVIDADES DOS 2ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G e 3ºs ANOS A, B, C, D, E, F - ROTINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Prof. Tiago Antunes da Luz Neto
“Lembre-se de cuidar de si e de seus amigos e familiares,
evite aglomerações e saia de casa somente se necessário. Lave bem as mãos com água
e sabão e utilize álcool em gel para higienizá-las.”
3ºs anos A, B, C, D, E e F
3ºs anos A, B, C, D, E e F
Semana 3
Aulas 1 e 2
Shisima
As crianças do país africano Quênia jogam um
jogo de três peças alinhadas, chamado “Shisima”. Na língua tiriki, a
palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as
peças de imbalabavali, ou “pulgas d'água”. As pulgas d'água se movimentam tão
rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com os olhos.
Material:
-
folha de papel, sulfite, caderno, cartolina, o que você tiver disponível;
-
canetinha hidrográfica, lápis, caneta, giz, etc;
-
tampa de garrafa pet, botões, moedas ou qualquer outro material que possa ser a
sua pecinha.
Como fazer:
Desenhe
na folha de papel sulfite um círculo central e oito raias com um círculo em
cada uma. Nesse ponto estaremos criando um desenho em formato octogonal (ou
seja, que tem 8 lados). Conforme o desenho abaixo:
Ganha o jogo aquele que primeiro colocar as três peças em linha reta.
Bom jogo!
Como jogar:
Cada
jogador utilizará 3 peças da mesma cor em posições opostas no tabuleiro, conforme
a imagem a seguir:
O objetivo
do jogo é colocar as suas três pecinhas em linha reta, utilizando a casinha
central, então as peças que forem posicionas em linha - (horizontal), em coluna
| (vertical) ou na diagonal / determinam
o vencedor.
Cada
jogador mexe uma das suas peças por vez até a casinha vazia mais próxima, não
podendo saltar nenhuma peça ou casinha.
Se a
mesma sequência de movimentos se repetir por três vezes consecutivas, o jogo
acaba empatado e deverá ser recomeçado; no caso não é permitido deixar sua peça
na casinha central por mais de três jogadas consecutivas.
Ganha o jogo aquele que primeiro colocar as três peças em linha reta.
Resumindo:
Vídeo de apoio - tabuleiro e jogar o Shisima
Após
confeccionar o tabuleiro e jogar o Shisima responda as seguintes questões:
1- Você
já conhecia esse jogo?
2- Quais
as dificuldades que encontrou para realizar essa tarefa?
3- Quais
as facilidades que encontrou para realizar essa tarefa?
4- Você
gostou desse jogo? Por quê?
As tarefas deverão ser enviadas para o e-mail
tiagoluz@professor.educacao.sp.gov.br,
podem ser fotografias dos materiais que usou para fazer o seu jogo, foto das
respostas e do desenho que você fez.
2ºs
anos A, B, C, D, E, F e G
Existe
uma enorme diversidade de brincadeiras de pular corda em nosso país. Essas
sequências variam de região para região em relação aos gestos que compõem
as sequências e às músicas cantadas durante a realização.
O
que iremos aprender nesta aula?
Conhecer
e explorar diferentes maneiras de se pular corda. Além de desenvolver sua
habilidade de saltar e suas percepções rítmicas.
Para
pular corda você pode realizar a atividade sozinho ou com mais pessoas, mas
lembre-se que estamos em um momento em que devemos manter o distanciamento
social, por isso, nesse momento não é recomendado que se pratique essa
atividade na rua.
Vamos
precisar de algumas coisas para a confecção da corda, caso você não possua.
Como
estamos pensando em reutilizar os materiais que seriam descartados, podemos utilizar
quaisquer materiais que tenha em casa e que não seja mais útil, por exemplo,
aquela roupa bem velhinha que seria jogada fora, pode ser cortada em tiras e emendada
virar uma corda.
Lembre-se
de pedir a ajuda de um responsável para manusear a tesoura caso ela tenha
pontas, ou mesmo se sentir inseguro em como cortar as tiras.
Após
a confecção da corda o próximo passo é pular.
O objetivo
é fazer corda passar sobre a cabeça e ao passar próxima ao chão nós devemos pular
e manter o movimento da corda até que erremos o salto, então recomeçamos.
Se você
realizar a atividade com mais pessoas é possível inserir cantigas que indiquem
qual o movimento deve fazer, por exemplo, temos a cantiga abaixo;
Cantiga de corda
Um
homem bateu em minha porta e eu abri
Senhoras e senhores ponha a mão no chão
Senhoras e senhores pule de um pé só
Senhoras e Senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
(domínio popular)
Senhoras e senhores ponha a mão no chão
Senhoras e senhores pule de um pé só
Senhoras e Senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
(domínio popular)
Quem
está pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão
no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e depois sair da brincadeira
sem ser tocado pela corda que continua girando.
Outro exemplo:
Salada
saladinha
Bem temperadinha
Com sal
Pimenta e FOGO.
(domínio popular)
Bem temperadinha
Com sal
Pimenta e FOGO.
(domínio popular)
A
velocidade da corda se mantém baixa, até que se pronuncie a palavra fogo,
quando as crianças então, aumentam muito a velocidade do giro.
Após
a confecção dos materiais você deverá pular da forma como quiser, porém pense e
responda as seguintes perguntas:
1
– Você já pulou corda antes?
2
– Quais as facilidades e dificuldades que encontrou para realizar essa tarefa?
3
– Essa atividade é realizada somente na cidade de São Paulo?
4
– Foi divertido realizar essa tarefa?
As
tarefas deverão ser enviadas para o e-mail tiagoluz@professor.educacao.sp.gov.br,
podem ser fotografias dos materiais que usou para fazer o seu jogo, foto das
respostas e do desenho que você fez.
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