segunda-feira, 18 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 3º ANO C - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020.


ATIVIDADES DOS 3º ANO C - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020

ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA 


2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA

LPP
LPP
LPP
LPP
LPP
7H –
7H35
CONTO DE FADAS: CHAPEUZINHO BRANCO LIVRO DO ALUNO LER E ESCREVER
PÁGINAS 125,126,127,128 E 129

CONTO
O PAPAGAIO REAL
(EM ANEXO)

FÁBULA
A CIGARRA E AS FORMIGAS
(APOSTILA APRENDER SEMPRE) DE LIÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO INSTRUCIONAL
RECEITA: BROAS DE FUBÁ
LIVRO DE TEXTOS LER E ESCREVER
PÁGINA 168

TEXTO INFORMATIVO
CONHECENDO OS VERTEBRADOS
(EM ANEXO)


PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA
7H40-
8H50
ANÁLISE DO TRECHO DE UM CONTO: CHAPEUZINHO BRANCO
EFEITOS DE SENTIDO PROVOCADOS PELO USO DA PONTUAÇÃO
(EM ANEXO)

PROBABILIDADE
EXPLORANDO EVENTOS: VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO MAIS PROVÁVEL DE ACONTECER
(EM ANEXO)
.
          LEITURA E INTERPRETAÇAO DA FÁBULA: A CIGARRA E AS FORMIGAS
(APOSTILA APRENDER SEMPRE)

ATIVIDADE 1

LIVRO DO ALUNO EMAI
PROBABILIDADE

ATIVIDADE 7.5
PÁGINA 43




LEITURA PELO ALUNO:NOTÍCIA-
LIVRO ÁPIS
INTERDISCIPLINAR
PÁGINA 70


ESPECIALISTA
ESPECIALISTA
ESPECIALISTA
ESPECIALISTA
PORTUGUÊS
9H-
10H20

EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº CLAYTON

EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº CLAYTON.

ARTE
PROFª DORA

ARTE
PROFª DORA
OBSERVANDO E DESCREVENDO ANIMAIS:RESPONDER QUESTÕES
LIVRO ÁPIS INTERDISCIPLINAR

PÁGINA 71







10H30-11H30

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
MATEMÁTICA



CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

MATEMÁTICA, CIÊNCIAS HUMANAS E PORTUGUÊS

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
MATEMÁTICA

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS
                  
CIÊNCIAS DA NATUREZA, ED.FÍSICA E MATEMÁTICA

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS

CIÊNCIAS HUMANAS E
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ºATIVIDADE 18/05


FONTE: LER E ESCREVER GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Leia o trecho do conto “Chapeuzinho Branco”

Era uma vez, numa pequena vila perto de uma triste floresta, uma menina de olhos e cabelos bem claros.
Todos gostavam muito dela, e sua avó mais ainda, de modo que decidiu lhe fazer uma capinha com capuz. A roupa era de veludo branco, e amenina estava sempre com ela, fosse para brincar ou para limpar a lápide de seu pai, que havia morrido recentemente. Por conta de seu capuz, todos na vila começaram a chamá-la de Chapeuzinho Branco.

Esse trecho do texto está dividido em duas partes (dois parágrafos). A letra maiúscula assinala o início da frase.

Responda :
Quais são os sinais de pontuação utilizados?
________________________________________________
________________________________________________

O que indica onde a frase termina?
________________________________________________
________________________________________________


2ºATIVIDADE 19/05

CONTO : O PAPAGAIO REAL

FONTE: Contos Tradicionais do Brasil (folclore) de Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Ediouro:1967

Duas irmãs moravam juntas, mas a mais velha era muito boa e a mais nova, maldizente e preguiçosa. Várias noites seguidas, a mais nova escutou um barulho de asas e depois a voz de um homem no quarto da sua irmã. Achou aquilo muito esquisito. Certa noite  resolveu espiar pelo buraco da fechadura. Viu, no meio do quarto, uma bacia cheia de água.   Quando bateu a meia-noite, chegou na janela um papagaio enorme e muito bonito. A ave voou para dentro do quarto, entrou na bacia e sacudiu-se, espalhando água para todos os lados. Cada gota que caía se transformava numa moeda de ouro e, quando o banho terminou, o papagaio tinha se transformado no príncipe mais formoso do mundo.  Ele se sentou do lado da irmã mais velha, tomou sua mão e os dois começaram a namorar.   Louca de inveja, a irmã mais nova resolveu acabar com aquela história no dia seguinte. À tarde, quando a irmã não estava, encheu o peitoril da janela e a bacia com cacos de vidro que eram invisíveis de tão transparentes. À noite, o papagaio chegou e, batendo asas no peitoril, cortou-se todo. Voou para a bacia e cortou-se mais ainda. O papagaio não virou príncipe, arrastou-se até a janela e disse para a moça, assustada com o que sucedera:
– Ingrata! Agora, se quiseres me ver, só no reino de Acelóis.   Batendo as asas ensanguentadas, desapareceu. A moça quase se acabou de tanto chorar. Brigou muito com a irmã invejosa e deixou a casa, decidida a procurar o noivo mundo afora. Andou por muitos lugares. Empregou-se como criada nas casas, só para perguntar onde ficava o reino de Acelóis. Ninguém sabia ensinar e a moça foi ficando desanimada.
Depois de muito viajar, viu-se perdida numa floresta. Com a chegada da noite, resolveu subir numa árvore para descansar. Foi aí que viu algumas aves conversando e ficou sabendo que uma delas seguia justamente para o reino de Acelóis. O príncipe estava muito doente. Para curá-lo era preciso dar-lhe de beber três gotas de sangue do dedo mindinho de uma mulher que quisesse dar a vida por ele.   Na manhã seguinte, a moça prestou atenção na direção que a ave seguia e pôs o pé na estrada. Quando o sol se punha, avistou o reino de Acelóis. Pediu abrigo na casa de uma família de camponeses e, ali, ficou sabendo das novidades. O príncipe continuava doente e o pássaro que descobrira o modo de curá-lo havia sido morto por um gavião quando chegava perto do palácio real.
No outro dia, a moça saiu à procura do rei, o qual já recebia qualquer pessoa que lhe prometesse salvar seu filho, o príncipe. A moça lhe disse, então:
– Posso curar o príncipe, se Vossa Majestade me der, de tinta e papel passado, a metade do reino e de tudo que lhe pertencer.
A contragosto, o rei aceitou a proposta. A moça foi para o quarto do príncipe, furou o dedo mindinho e derramou três gotas de sangue nos lábios do doente. Assim que as engoliu, o príncipe abriu os olhos e levantou-se da cama. Quase não acreditou, ao reconhecer sua salvadora. Foi, então, falar com o pai. Disse que aquela era sua verdadeira noiva desde quando ele estava encantado em um papagaio real. Queria se casar com ela. O rei não gostou, pois não se tratava de uma princesa. Negou seu consentimento.  
– Vossa majestade me deu a metade de tudo que lhe pertence – disse a moça, exibindo seu contrato. – Se não posso me casar com o príncipe, vou cortá-lo ao meio e levar a metade. Ao ouvir falar em cortar o príncipe pelo meio, o rei voltou atrás e deu seu consentimento. Os dois se casaram e foram felizes para sempre.

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA


1ºATIVIDADE 19/05

EXPLORANDO EVENTOS


NA TURMA DE MARIANA ESTUDAM 24 ALUNOS, CONFORME A LISTA ABAIXO:



ALBERTO
CLAUDIO
GISELE
NATALIA
SAMUEL
AMANDA
DENISE
LUIS
NICOLAS
SARA
ANA CLARA
EVELIN
MARIA
PAULA
VITÓRIA
ANA LUIZA
FELIPE
MARIANA
PEDRO
VITOR
BEATRIZ
GIOVANA
MATEUS
PIETRO



A PROFESSORA IRÁ SORTEAR NOMES DE ALGUNS ALUNOS.

1)   O QUE VOCÊ ACHA QUE É MAIS PROVÁVEL QUE ACONTEÇA: SER SORTEADO UM MENINO OU UMA MENINA? POR QUÊ?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________



2)   AO SORTEAR UM NOME, A PROFESSORA DEU A SEGUINTE DICA PARA OS ALUNOS DESCOBRIREM QUEM FOI O SORTEADO:

O SORTEADO É UM MENINO!

DEPOIS DESSA DICA, QUEM VOCÊ ACHA QUE PODE TER SIDO SORTEADO?

_______________________________________________________________

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________




3)  DEPOIS, A PROFESSORA DEU OUTRA DICA:

O NOME DESTA CRIANÇA COMEÇA COM UMA LETRA

DE “N” ATÉ A LETRA “V”.

E AGORA, QUEM PODE SER O SORTEADO?
_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA


3ºATIVIDADE 22/05


TEXTO INFORMATIVO: CONHECENDO OS VERTEBRADOS



ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E e F - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020.



ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E e F - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020


ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



2ª FEIRA
3ª FEIRA
4ª FEIRA
5ª FEIRA
6ª FEIRA

Leitura: Fábula- A causa da chuva.

Leitura do kit
Leitura: A rua do Marcelo- Ruth Rocha.
Leitura do kit
Leitura: Ler e escrever- Vacina (página134).

Interpretação da leitura do dia: A causa da chuva.
Emai: Sequência 4.2. Desafios com cálculo mental (página 24).
Interpretação da leitura.
Atividade de Matemática

Desafio envolvendo adição e subtração.
Ler e Escrever: Uso do R E RR (páginas 135 e 136).
14:00 ás 15:30
Aula no Canal UNIVESP 2.2 ou Aplicativo CMSP anos iniciais
Aula no Canal UNIVESP 2.2 ou Aplicativo CMSP anos iniciais
Aula no Canal UNIVESP 2.2 ou Aplicativo CMSP anos iniciais
Aula no Canal UNIVESP 2.2 ou Aplicativo CMSP anos iniciais
Aula no Canal UNIVESP 2.2 ou Aplicativo CMSP anos iniciais

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

1ª ATIVIDADE 18/05

Leitura: Fábula- A causa da chuva.



2ª ATIVIDADE 19/05




3ª ATIVIDADE 20/05


Leitura: A rua do Marcelo - Ruth Rocha.- PDF - Aqui!


4ª ATIVIDADE 21/05



5ª ATIVIDADE 22/05

Leitura: Ler e escrever - Vacina (página 134).


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA

1ª ATIVIDADE

ATIVIDADES DOS 1ºs ANOS A, B, C, D, E e F - ROTINA DE ARTE DO DIA 18/05 a 22/05/2020.


ATIVIDADES DOS 1ºs ANOS A, B, C, D, E e F - ROTINA DE ARTE DO DIA 18/05 a 22/05/2020


ROTINA DE ARTE



1ª ATIVIDADE

1 – Com a ajuda de um adulto responda as questões.


Você sabe o que é música?


Para que as músicas servem?


Onde você ouve músicas?


Gosta de cantar?


Quais canções você conhece?


Quais músicas infantis conhece?


Onde aprendeu?


Conhece programas de televisão, para crianças, que tem músicas? Quais?


2- Escolha uma canção infantil que mais gosta e cante para sua família.


3- Entrando nos links abaixo vai  ouvir e tentar adivinhar qual é a Musica. 

Galinha Pintadinha 



Castelo Rá Tim Bum - clipe de abertura




Balão Mágico - Super Fantásticos - (Instrumental) 




Ursinho Pimpão - (Instrumental)



2ª ATIVIDADE

Agora vamos realizar uma leitura, prestando muita atenção nos sons da natureza, e dos animais, repita os sons com a pessoa que fará a leitura.


“No sítio da Vovó Joana” 

     Vovó Joana que sempre viveu na cidade mas, precisou mudar-se para o sítio que herdou de seu pai. É um sítio maravilhoso, com uma casa amarela de janelas grandes e uma varanda bem arejada, com muitas árvores frutíferas: macieiras, laranjeiras, mamoeiros, abacateiros, mangueiras, entre outras.  Lá existe um gramado e um pasto imenso, mas sem nenhum animal para lhe fazer companhia. Tem um riacho e até um estábulo mas, é um lugar muito quieto! Que triste, quanto silêncio! (silêncio total). Ouve-se apenas o piado dos pássaros em meio às árvores e plantinhas coloridas: - Piu! Piu! Piu!  De longe se ouve o barulho da água do riacho (bem baixinho) - Chuá! Chuá! Chuá! Mas, quanto mais próximo dele, o som fica mais alto - Chuááá! Chuááá! Chuááá! E às vezes, se ouve o vento: - S S S S S. Vovó Joana estranha toda aquela calma! Tudo tão quieto! Sente saudades da cidade. Sentindo-se muito só e também a falta do barulho, resolveu comprar alguns bois. E os bois logo começaram a fazer barulho: - Muu! Muu! Muu! Os pássaros: - Piu! Piu! Piu! O riacho: - Chuá! Chuá! Chuá! E o vento: - S S S S S S.   Mesmo assim, ainda não era barulho suficiente. Vó Joana comprou uns cachorrinhos. Esses sim eram barulhentos: - Au! Au! Au!  Os pássaros: - Piu! Piu! Piu!  O riacho: - Chuá! Chuá! Chuá!  O vento: S. S. S. S. S.   E os bois: - Muu! Muu! Muu!  Mas, ainda não era barulho suficiente, então recebeu de presente uns gatos. Os gatos faziam muito barulho: - Miau! Miau! Miau!  Os pássaros: - Piu! Piu! Piu!  O riacho: - Chuá! Chuá! Chuá! O vento: - S. S. S. S. S Os bois: - Muu! Muu! Muu! Os cachorros: - Au! Au! Au! Mas, ainda não era barulho suficiente. Vovó Joana comprou uns cavalos. / Os cavalos corriam pra lá e pra cá: - Rim! Rim! Rim! Os pássaros: - Piu! Piu! Piu! O riacho: - Chuá! Chuá
Chuá! O vento:- S. S. S. S. S. Os bois: - Muu! Muu! Muu!  Os cachorros: - Au! Au! Au! Os gatos: - Miau! Miau! Miau! Mas, ainda não era barulho suficiente. Vó Joana comprou uns galos e uns carneiros. Os galos cantavam: - Cocoricó! Os carneiros pastavam: - Bééé Bééé Os pássaros: - Piu! Piu! Piu! O riacho: - Chuá! Chuá! Chuá! O vento: - S. S. S. S. S. Os bois: - Muu! Muu! Muu! Os cachorros: - Au! Au! Au! Os gatos: - Miau! Miau! Miau! Os cavalos: - Rim! Rim! Rim! Mas, ainda não era barulho suficiente. Na verdade o barulho do sítio só fica satisfatório aos finais de semana, quando recebe a visita de seus netos. O mais velho tem cabelos enroladinhos e bem pretinhos e o outro, seu irmãozinho, de cabelos também enroladinhos, mas ruivos.  São crianças muito alegres e barulhentas, batem palmas, batem os pés, assobiam e adoram brincar. Os dois irmãos se encantam com os sons do novo sítio. O som do sítio ficou assim: Os pássaros: - Piu! Piu! Piu! O riacho: - Chuá! Chuá! Chuá!  O vento: - S. S. S. S. S. Os bois: - Muu! Muu! Muu! Os cachorros: - Au! Au! Au! Os gatos: - Miau! Miau! Miau! Os cavalos faziam: - Rim! Rim! Rim! Os galos cantavam: - Cocoricó!  E os carneiros repetiam: - Bééé! Bééé! Agora sim, tudo está perfeito e nunca mais faltou barulho no sítio da Vovó Joana.
                                                        
Agora você vai escolher um animal e seu respectivo som e desenha-lo abaixo: