ATIVIDADES DOS 3º ANO C - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 18/05 á 22/05/2020
ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
2ª FEIRA
|
3ª FEIRA
|
4ª FEIRA
|
5ª FEIRA
|
6ª FEIRA
|
|
LPP
|
LPP
|
LPP
|
LPP
|
LPP
|
|
7H –
7H35
|
CONTO DE FADAS: CHAPEUZINHO BRANCO LIVRO DO
ALUNO LER E ESCREVER
PÁGINAS
125,126,127,128 E 129
|
CONTO
O PAPAGAIO REAL
(EM ANEXO)
|
FÁBULA
A CIGARRA E AS FORMIGAS
(APOSTILA APRENDER SEMPRE) DE LIÍNGUA PORTUGUESA
|
TEXTO INSTRUCIONAL
RECEITA: BROAS DE FUBÁ
LIVRO DE TEXTOS LER E ESCREVER
PÁGINA 168
|
TEXTO INFORMATIVO
CONHECENDO OS VERTEBRADOS
(EM ANEXO)
|
PORTUGUÊS
|
MATEMÁTICA
|
PORTUGUÊS
|
MATEMÁTICA
|
CIÊNCIAS DA NATUREZA
|
|
7H40-
8H50
|
ANÁLISE DO TRECHO DE UM CONTO: CHAPEUZINHO
BRANCO
EFEITOS DE SENTIDO PROVOCADOS PELO USO DA
PONTUAÇÃO
(EM ANEXO)
|
PROBABILIDADE
EXPLORANDO EVENTOS:
VERIFICAR QUAL A SITUAÇÃO MAIS PROVÁVEL DE ACONTECER
(EM ANEXO)
.
|
LEITURA E INTERPRETAÇAO DA FÁBULA:
A CIGARRA E AS FORMIGAS
(APOSTILA APRENDER
SEMPRE)
ATIVIDADE 1
|
LIVRO DO ALUNO EMAI
PROBABILIDADE
ATIVIDADE 7.5
PÁGINA 43
|
LEITURA PELO ALUNO:NOTÍCIA-
LIVRO ÁPIS
INTERDISCIPLINAR
PÁGINA 70
|
ESPECIALISTA
|
ESPECIALISTA
|
ESPECIALISTA
|
ESPECIALISTA
|
PORTUGUÊS
|
|
9H-
10H20
|
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFº CLAYTON
|
EDUCAÇÃO
FÍSICA
PROFº
CLAYTON.
|
ARTE
PROFª DORA
|
ARTE
PROFª
DORA
|
OBSERVANDO E DESCREVENDO ANIMAIS:RESPONDER QUESTÕES
LIVRO ÁPIS INTERDISCIPLINAR
PÁGINA 71
|
10H30-11H30
|
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS
PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
|
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS
MATEMÁTICA, CIÊNCIAS HUMANAS E PORTUGUÊS
|
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS
PORTUGUÊS E
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
|
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS
CIÊNCIAS DA NATUREZA,
ED.FÍSICA E MATEMÁTICA
|
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
APLICATIVO CENTRO DE MÍDIAS SP ANOS INICIAIS
CIÊNCIAS
HUMANAS E
MATEMÁTICA
MATEMÁTICA
|
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
1ºATIVIDADE 18/05
FONTE:
LER E ESCREVER GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Leia o trecho do conto “Chapeuzinho Branco”
Era uma vez, numa pequena
vila perto de uma triste floresta, uma menina de olhos e cabelos bem claros.
Todos gostavam muito dela,
e sua avó mais ainda, de modo que decidiu lhe fazer uma capinha com capuz. A
roupa era de veludo branco, e amenina estava sempre com ela, fosse para
brincar ou para limpar a lápide de seu pai, que havia morrido recentemente.
Por conta de seu capuz, todos na vila começaram a chamá-la de Chapeuzinho
Branco.
|
Esse trecho do texto está dividido em duas partes (dois
parágrafos). A letra maiúscula assinala o início da frase.
Responda :
Quais são os sinais de pontuação utilizados?
________________________________________________
________________________________________________
O que indica onde a frase termina?
________________________________________________
________________________________________________
2ºATIVIDADE 19/05
CONTO : O PAPAGAIO REAL
FONTE: Contos Tradicionais do Brasil (folclore) de Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro,
Ediouro:1967
Duas irmãs
moravam juntas, mas a mais velha era muito boa e a mais nova, maldizente e
preguiçosa. Várias noites seguidas, a mais nova escutou um barulho de asas e
depois a voz de um homem no quarto da sua irmã. Achou aquilo muito esquisito.
Certa noite resolveu espiar pelo buraco
da fechadura. Viu, no meio do quarto, uma bacia cheia de água. Quando
bateu a meia-noite, chegou na janela um papagaio enorme e muito bonito. A ave
voou para dentro do quarto, entrou na bacia e sacudiu-se, espalhando água para todos
os lados. Cada gota que caía se transformava numa moeda de ouro e, quando o
banho terminou, o papagaio tinha se transformado no príncipe mais formoso do
mundo. Ele se sentou do lado da irmã
mais velha, tomou sua mão e os dois começaram a namorar. Louca de
inveja, a irmã mais nova resolveu acabar com aquela história no dia seguinte. À
tarde, quando a irmã não estava, encheu o peitoril da janela e a bacia com
cacos de vidro que eram invisíveis de tão transparentes. À noite, o papagaio
chegou e, batendo asas no peitoril, cortou-se todo. Voou para a bacia e
cortou-se mais ainda. O papagaio não virou príncipe, arrastou-se até a janela e
disse para a moça, assustada com o que sucedera:
– Ingrata!
Agora, se quiseres me ver, só no reino de Acelóis. Batendo as asas
ensanguentadas, desapareceu. A moça quase se acabou de tanto chorar. Brigou
muito com a irmã invejosa e deixou a casa, decidida a procurar o noivo mundo
afora. Andou por muitos lugares. Empregou-se como criada nas casas, só para
perguntar onde ficava o reino de Acelóis. Ninguém sabia ensinar e a moça foi
ficando desanimada.
Depois de
muito viajar, viu-se perdida numa floresta. Com a chegada da noite, resolveu
subir numa árvore para descansar. Foi aí que viu algumas aves conversando e
ficou sabendo que uma delas seguia justamente para o reino de Acelóis. O
príncipe estava muito doente. Para curá-lo era preciso dar-lhe de beber três
gotas de sangue do dedo mindinho de uma mulher que quisesse dar a vida por ele.
Na manhã seguinte, a moça prestou atenção na direção que a ave seguia e
pôs o pé na estrada. Quando o sol se punha, avistou o reino de Acelóis. Pediu
abrigo na casa de uma família de camponeses e, ali, ficou sabendo das
novidades. O príncipe continuava doente e o pássaro que descobrira o modo de curá-lo
havia sido morto por um gavião quando chegava perto do palácio real.
No outro dia,
a moça saiu à procura do rei, o qual já recebia qualquer pessoa que lhe
prometesse salvar seu filho, o príncipe. A moça lhe disse, então:
– Posso curar
o príncipe, se Vossa Majestade me der, de tinta e papel passado, a metade do
reino e de tudo que lhe pertencer.
A contragosto,
o rei aceitou a proposta. A moça foi para o quarto do príncipe, furou o dedo
mindinho e derramou três gotas de sangue nos lábios do doente. Assim que as
engoliu, o príncipe abriu os olhos e levantou-se da cama. Quase não acreditou,
ao reconhecer sua salvadora. Foi, então, falar com o pai. Disse que aquela era
sua verdadeira noiva desde quando ele estava encantado em um papagaio real.
Queria se casar com ela. O rei não gostou, pois não se tratava de uma princesa.
Negou seu consentimento.
– Vossa
majestade me deu a metade de tudo que lhe pertence – disse a moça, exibindo seu
contrato. – Se não posso me casar com o príncipe, vou cortá-lo ao meio e levar
a metade. Ao ouvir falar em cortar o príncipe pelo meio, o rei voltou atrás e
deu seu consentimento. Os dois se casaram e foram felizes para sempre.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA
EXPLORANDO
EVENTOS
FONTE:
NOVA ESCOLA https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1664/explorando-eventos
NA TURMA DE MARIANA
ESTUDAM 24 ALUNOS, CONFORME A LISTA ABAIXO:
ALBERTO
|
CLAUDIO
|
GISELE
|
NATALIA
|
SAMUEL
|
AMANDA
|
DENISE
|
LUIS
|
NICOLAS
|
SARA
|
ANA
CLARA
|
EVELIN
|
MARIA
|
PAULA
|
VITÓRIA
|
ANA LUIZA
|
FELIPE
|
MARIANA
|
PEDRO
|
VITOR
|
BEATRIZ
|
GIOVANA
|
MATEUS
|
PIETRO
|
A PROFESSORA IRÁ
SORTEAR NOMES DE ALGUNS ALUNOS.
1)
O QUE VOCÊ ACHA QUE É MAIS PROVÁVEL QUE ACONTEÇA: SER SORTEADO
UM MENINO OU UMA MENINA? POR QUÊ?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
2)
AO SORTEAR UM NOME, A PROFESSORA DEU A SEGUINTE DICA PARA OS
ALUNOS DESCOBRIREM QUEM FOI O SORTEADO:
O SORTEADO É UM MENINO!
DEPOIS DESSA DICA,
QUEM VOCÊ ACHA QUE PODE TER SIDO SORTEADO?
_______________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
3) DEPOIS, A PROFESSORA DEU OUTRA DICA:
O NOME DESTA CRIANÇA COMEÇA COM UMA LETRA
DE “N” ATÉ A LETRA “V”.
E AGORA, QUEM PODE
SER O SORTEADO?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO
INFORMATIVO: CONHECENDO OS VERTEBRADOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário