ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de sala
Atividade
de Ciências Humanas e da Natureza
1ª ATIVIDADE:
Copie o texto e as
questões em seu caderno e responda:
O Sistema Solar
O sistema solar é composto pelo sol,
planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides,
cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo
sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do
sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que
compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos
pontos de luz. Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio,
Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui,
que até Agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então
passou a ser classificado como planeta anão. Os planetas menores e mais
próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e
Marte. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos -
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
1-
De acordo com as informações apresentadas no
texto e estudos realizados em sala, responda as questões propostas:
a)
Que elementos formam o Sistema Solar?
b)
De que são formados os planetas pequenos e os
planetas gigantes?
c)
Cite alguns exemplos de corpos celestes.
d)
Quais são os planetas que compõem o Sistema
Solar?
Atividade de Matemática
1ª ATIVIDADE:
Resolva as operações em seu caderno:
A) 678 x 2= B-) 409 x 4 = C) 372 x 2 = D-) 255 x 6 =
E) 424 x 3 = F-) 1023 x 4= G-) 326 x 4= H-) 218 x 5 =
*****************************************************************************
Atividades de Língua Portuguesa
2ª ATIVIDADE:
Copie o texto e as questões em seu caderno, depois responda
marcando um X na resposta correta:
Alguns animais têm hábitos que podemos considerar curiosos...
Os gatos, por exemplo, se lambem para
limpar o pelo. Já os cachorros instintivamente procuram comer certas ervas
quando estão sentindo algum mal-estar. Mas tem bicho com hábitos ainda mais
intrigantes, como comer pedras! É isso aí! E olha que, em vez de fazê-los
passar mal, as pedras exercem funções úteis dentro do organismo.
As pedras engolidas por certos animais
são chamadas gastrólitos, que quer dizer 'pedras do estômago'. É dentro deste
órgão que elas ficam armazenadas e ajudam a triturar os alimentos e a limpar as
paredes estomacais dos parasitos que a infestam. Além disso, as pedras aliviam
a sensação de fome durante longos períodos em que os bichos precisam ficar sem
comer, já que ocupam um bom lugar em seu organismo.
Crocodilos, pinguins, focas e
leões-marinhos, entre outros animais aquáticos, estão na lista dos engolidores
de pedra.
Mas não pensem que os bichos engolem
qualquer pedra que veem pela frente. Eles escolhem com muito cuidado as que vão
para sua barriga. Valem as mais lisinhas e bem arredondadas.
(SALVATORE, S. Por
que alguns animais comem pedra? Ciência Hoje das Crianças, Adaptação.)
01-) Os animais que comem pedras escolhem as que são:
(A).
Arredondadas.
(B)
Macias.
(C)
Grandes.
(D).
Pontudas.
02-) Em “em vez de fazê-los passar mal”, o
termo destacado refere-se a:
(A)
Animais que comem pedras.
(B)
Cachorros que comem certas ervas.
(C)
Gatos que se lambem para limpar o pelo.
(D)
Parasitos que infestam os animais.
03-) Em "Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes,
como comer pedras!", a palavra "intrigante" quer dizer:
(A).
Ruim.
(B)
Estranho.
(C).
Saudável.
(D).
Doentio.
04-) Esse texto que você leu:
(A).
Descreve como alimentar os animais doentes.
(B).
Informa curiosidades sobre alimentação de alguns animais.
(C).
Apresenta animais que precisam comer ervas todo o tempo.
(D).
Explica como os gatos e cachorros se alimentam.
05-) Além de triturar os alimentos, as pedras também são
úteis porque:
(A).
Limpam as paredes do estômago e aliviam a sensação de fome.
(B).
Limpam o pelo e absorvem vitaminas.
(C).
Aliviam o mal-estar e limpam as paredes do estômago.
(D).
Ajudam a digerir ervas e matam a fome.
06-) O texto "Por que alguns animais comem pedras?"
Serve para:
(A).
Contar uma história de animais.
(B).
Informar sobre os hábitos curiosos de alguns animais.
(C)
Dar uma notícia sobre animais em extinção.
(D).
Informar sobre animais de estimação.
Atividades de Matemática
2ª ATIVIDADE:
Copie e
responda em seu caderno (necessário realizar e deixar a conta no caderno):
A-) SE NUMA CAIXA CABEM 10 LIVROS.
QUANTOS LIVROS CABERÃO EM SEIS CAIXAS IGUAIS?
B-) SE UMA DÚZIA DE GARRAFAS TEM 12 GARRAFAS. QUANTAS GARRAFAS TERÃO EM SETE DÚZIAS?
C-) SE NUMA SALA DE AULA CABEM 30 CADEIRAS. QUANTAS CADEIRAS CABERÃO EM NOVE SALAS IGUAIS?
D-) SE FLÁVIA COMPRA 4 QUILOS DE RAÇÃO PARA SEUS GATOS POR MÊS. QUANTOS QUILOS DE RAÇÃO ELA COMPRA POR ANO?
E-) SE FERNANDO DEMORA UMA SEMANA PARA PINTAR UMA CAIXA. QUANTOS DIA ELE VAI DEMORAR PARA PINTAR 5 CAIXAS IGUAIS?
******************************************************************************
Atividades de Língua Portuguesa
3ª ATIVIDADE:
Leia o texto e responda.
O socorro
Ele foi cavando, cavando,
cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na
distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova
e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, não conseguiria
sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de
gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova,
desesperado.
A noite chegou, subiu,
fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite
escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de
pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que lá
vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se
aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia:
― “O que é que há? ”.
O coveiro então gritou
desesperado: ―Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! ”.
― Mas, coitado! ” Condoeu-se o bêbado ―Tem
toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre
mortinho! ”
E pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Moral: Nos momentos graves é
preciso verificar muito bem a quem se apela.
FERNANDES, Millôr.
Disponível em http://citador.weblog.com.pt/arquivo/109176.html
O que faz esse texto ficar engraçado?
A) O bêbado ter imaginado que o coveiro era um morto e
jogar terra para cobri-lo.
B) O coveiro ficar cavando e sentir frio durante a madrugada.
C) O homem ficar sentado no fundo enrouquecido de tanto
gritar.
D) O homem ter cavado demais e ficar preso no buraco.
Atividades de Matemática
3ª ATIVIDADE:
Copie e resolva em seu
caderno:
A-) Pedro pensou em um número e o decompôs
da forma a seguir.
4 × 1000 + 3 × 10 +
5 × 1
Em que número Pedro pensou?
(A) 4 035
(B) 4 305
(C) 4 350
(D)
40003005
B-) A professora de Cláudio escreveu a seguinte operação no quadro:
2 523 - 1 465
Qual é o resultado dessa operação?
(A) 1 168
(B)
1 158
(C)
1 142
(D)
1 058
C-) Na festa de aniversário da Simone, sua mãe fez 269 docinhos de caju, sua tia levou 126 brigadeiros e seu avô levou 172 docinhos de leite em pó. Assinale a opção que indica o total de docinhos que havia na festa de aniversário da Simone.
(A) 298.
(B) 395.
(C) 441.
(D) 567.
***********************************************************************************************
Atividades de Língua Portuguesa
4ª ATIVIDADE:
Leia o texto abaixo, copie o texto e as questões em seu caderno e responda:
Revista GALILEU - JULHO DE 2016
Entenda o que há de errado com a memória de Dory
A GALILEU
chamou um neurocientista para diagnosticar a peixinha azul
Por Bruno
Vaiano, com supervisão de Isabela Moreira 13
P. Sherman 42 Wallaby Way, Sydney. Se você assistiu ao filme Procurando Nemo, lançado pela
Disney em 2003, provável que conheça o endereço memorizado por Dory tão bem
quanto o de sua própria casa. No filme, a peixinha azul sofre de perda de
memória recente, mas se esforça e consegue guardar o endereço na Austrália,
essencial para encontrar Nemo e resolver a trama.
No novo filme do estúdio,
Procurando Dory, a peixinha é a protagonista, e parte oceano adentro em busca
de seus pais após uma série de lembranças. “Dory tem amnésia anterógrada, ela
não consegue registrar as coisas", explica Paulo Mattos, neurocientista.
"Isso acontece porque ela provavelmente teve uma hipóxia neonatal, ou
seja, ela ficou sem oxigenação no cérebro quando saiu do ovo e sofreu uma lesão
em uma região chamada hipocampo."
Há duas regiões no cérebro
responsáveis por guardar memórias. Uma é o córtex. Ele é mais resistente, e lá
ficam lembranças mais antigas e importantes. Outra é o hipocampo que é a
memória usada pelo nosso cérebro para interagir com pessoas e objetos.
Toda a memória que está
protegida pelo córtex já foi, um dia, uma memória de menor importância, que
passou pelo hipocampo. Se seu hipocampo esquece tudo rápido demais, não dá
tempo de guardar nada. O resultado é que Dory não se lembra nem de sua infância,
nem do que Marlin acabou de lhe dizer.
Para o professor, a presença
de personagens com deficiência cognitiva no cinema é essencial para a
sensibilização da sociedade em torno do tema. "É ótimo ter um personagem
que fale abertamente sobre isso. Muitas pessoas têm problemas de memória, por
várias causas diferentes", ressalta.
Adaptado de:
<http://glo.bo/29NaWLJ Acesso em 18 jun.2016. > acesso em 18.jul.2016
Foto: Divulgação Pixar
Questão 1
O tema tratado no texto é sobre:
(A) a divulgação do filme Procurando
Dory, da Disney.
(B) a memorização do endereço pela
personagem Dory.
(C) o
problema de memória da personagem Dory do filme.
(D) o problema de Dory para achar o
Nemo durante o filme.
Questão
2
Ao realizar a
leitura do texto é possível afirmar que Dory possui deficiência:
(A) física.
(B) visual.
(C) auditiva.
(D) cognitiva.
Atividades de Matemática
4ª ATIVIDADE:
Copie em seu caderno e responda
(necessário realizar e deixar a conta no caderno):
A-) Marina foi assistir ao filme “Hotel
Transilvânia - Férias monstruosas”. Ela verificou que o cinema estava
organizado em 12 fileiras com 22 poltronas. Quantas poltronas tinha o cinema ao
todo?
B-) Um
grupo de oito colegas comprou miniaturas de super-heróis. Cada um deles comprou
um kit com 82 miniaturas. Quantas miniaturas o grupo comprou?
C-) Ana tem uma alfaiataria e comprou 23,50 metros de
tecido para fazer calças
durante uma semana. Porém, ela precisava do triplo de tecido. Quantos metros deveria ter comprado?
D-) Valentina possuía R$65,50, Antonella R$ 35,00 e Pedro
R$ 81,00. Juntaram
suas quantias para comprar 15 brindes para a comemoração do dia das crianças. Quanto custou cada brinde, se gastaram todo o dinheiro?
E-) Lorenzo possui 5 vasos de vidro reciclável para vender
numa cooperativa de
reciclagem de sua cidade. Sabendo que a cooperativa paga R$ 0,75 por cada um, quanto Lorenzo vai ganhar com a venda dos vasos? |
********************************************************************************************
Atividades de Língua Portuguesa
5ª ATIVIDADE:
Leia o texto a seguir, depois
copie as questões em seu caderno e responda.
O Médico Fantasma
Heloísa Prieto
Esta
história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará.
Tudo
começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois
garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
— Você acredita em fantasma? — perguntou o
mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não. — replicou o outro.
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que
você não tem coragem de
entrar no cemitério à noite.
entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado.
Pois então vamos já
para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim,
os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado.
O
silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para
ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão
do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do
portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao
portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do
portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao
portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou,
desmaiando em seguida.
Nisso
apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e
chamou o outro menino.
chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no
portão e desmaiou de medo.
Coitadinho,
pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito
magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu
amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino
desmaiado e ele
despertou na mesma hora.
despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou
da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que
tinham conhecido um fantasma
e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar
de misteriosos, são do bem.
e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar
de misteriosos, são do bem.
Fonte Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São Paulo. Cia das letrinhas, 1997
Questões:
1-) As personagens principais da narrativa são:
(A) o
pai e os filhos.
(B) o
pai e o médico.
(C) o médico e o velhinho.
(D) o fantasma e os garotos.
2-) Dentre a sequência
dos episódios abaixo, o primeiro a acontecer foi quando os garotos:
(A)
encontraram um velhinho magro.
(B)
foram para o cemitério da cidade.
(C)
prenderam a camisa no portão do cemitério.
(D) conheceram um fantasma e não
tiveram medo.
3-) No trecho: “O
silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.” As
palavras destacadas foram utilizadas pela autora para criar:
(A) uma
passagem irônica.
(B) um
cenário de suspense.
(C) um
ambiente humorístico.
(D) uma
paisagem catastrófica.
4-) Em qual passagem do
texto podemos afirmar que o autor criou um clima de mistério? Justifique sua
resposta.
Atividade de Matemática
5ª ATIVIDADE:
Copie
em seu caderno e responda (necessário realizar e deixar a conta no caderno):
A-) Os
alunos da escola de Leonardo realizaram uma campanha para arrecadar alimentos
para uma associação de apoio à criança.
Observe
no registro a seguir, as quantidades de alimentos arrecadados.
Arroz 90 kg
Achocolatado
18,4 kg
Café
22,25 kg
Qual
o total de alimentos arrecadado em quilogramas (kg)?
B-) Paula foi convidada para ir a uma festa com as amigas. Tem em seu guarda-roupas, 4 camisetas e 2 saias. Quantas combinações diferentes ela poderá fazer para ir à festa?
C-) A reforma da casa de Bruno durou 5 semanas completas. Quantos dias, no total, durou essa reforma?
D-) A médica explicou que o paciente deveria tomar 1 comprimido do mesmo medicamento a cada 6 horas. Quantos comprimidos desse medicamento o paciente deve tomar por dia?
E-) Clarissa adora ver televisão. Todos os dias ela passa 4 horas na frente da TV. Por quantos minutos ela assiste à televisão por dia?