terça-feira, 31 de março de 2020

ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DO DIA 30/03 a 03/04/2020.


ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA


Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de sala


Atividade de Ciências Humanas e da Natureza


1ª ATIVIDADE:



Copie o texto e as questões em seu caderno e responda:




O Sistema Solar
        O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, ou para que possamos entender de forma simplificada, giram em torno do sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz. Os 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembrar aqui, que até Agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão. Os planetas menores e mais próximos do sol são compostos de rochas e metais - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os planetas maiores e mais distantes do sol são planetas gasosos - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
1-    De acordo com as informações apresentadas no texto e estudos realizados em sala, responda as questões propostas:


      a)    Que elementos formam o Sistema Solar?

      b)    De que são formados os planetas pequenos e os planetas gigantes?

      c)    Cite alguns exemplos de corpos celestes.

      d)    Quais são os planetas que compõem o Sistema Solar?



Atividade de Matemática


1ª ATIVIDADE:


Resolva as operações em seu caderno:



A) 678 x 2=                    B-) 409 x 4 =                               C) 372 x 2 =                   D-) 255 x 6 =

E) 424 x 3 =                   F-) 1023 x 4=                            G-) 326 x 4=                     H-) 218 x 5 =



*****************************************************************************

 Atividades de Língua Portuguesa

2ª ATIVIDADE:


Copie o texto e as questões em seu caderno, depois responda marcando um X na resposta correta:
Alguns animais têm hábitos que podemos considerar curiosos...
Os gatos, por exemplo, se lambem para limpar o pelo. Já os cachorros instintivamente procuram comer certas ervas quando estão sentindo algum mal-estar. Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes, como comer pedras! É isso aí! E olha que, em vez de fazê-los passar mal, as pedras exercem funções úteis dentro do organismo.
As pedras engolidas por certos animais são chamadas gastrólitos, que quer dizer 'pedras do estômago'. É dentro deste órgão que elas ficam armazenadas e ajudam a triturar os alimentos e a limpar as paredes estomacais dos parasitos que a infestam. Além disso, as pedras aliviam a sensação de fome durante longos períodos em que os bichos precisam ficar sem comer, já que ocupam um bom lugar em seu organismo.
Crocodilos, pinguins, focas e leões-marinhos, entre outros animais aquáticos, estão na lista dos engolidores de pedra.
Mas não pensem que os bichos engolem qualquer pedra que veem pela frente. Eles escolhem com muito cuidado as que vão para sua barriga. Valem as mais lisinhas e bem arredondadas.
 (SALVATORE, S. Por que alguns animais comem pedra? Ciência Hoje das Crianças, Adaptação.)


01-) Os animais que comem pedras escolhem as que são:

(A). Arredondadas.
(B) Macias.
(C) Grandes.
(D). Pontudas.

02-) Em “em vez de fazê-los passar mal”, o termo destacado refere-se a:
(A) Animais que comem pedras.
(B) Cachorros que comem certas ervas.
(C) Gatos que se lambem para limpar o pelo.
(D) Parasitos que infestam os animais.

03-) Em "Mas tem bicho com hábitos ainda mais intrigantes, como comer pedras!", a palavra "intrigante" quer dizer:
(A). Ruim.
(B) Estranho.
(C). Saudável.
(D). Doentio.

04-) Esse texto que você leu:
(A). Descreve como alimentar os animais doentes.
(B). Informa curiosidades sobre alimentação de alguns animais.
(C). Apresenta animais que precisam comer ervas todo o tempo.
(D). Explica como os gatos e cachorros se alimentam.

05-) Além de triturar os alimentos, as pedras também são úteis porque:
(A). Limpam as paredes do estômago e aliviam a sensação de fome.
(B). Limpam o pelo e absorvem vitaminas.
(C). Aliviam o mal-estar e limpam as paredes do estômago.
(D). Ajudam a digerir ervas e matam a fome.

06-) O texto "Por que alguns animais comem pedras?" Serve para:
(A). Contar uma história de animais.
(B). Informar sobre os hábitos curiosos de alguns animais.
(C) Dar uma notícia sobre animais em extinção.
(D). Informar sobre animais de estimação.



Atividades de Matemática


2ª ATIVIDADE:


Copie e responda em seu caderno (necessário realizar e deixar a conta no caderno):


A-) SE NUMA CAIXA CABEM 10 LIVROS. QUANTOS LIVROS CABERÃO EM SEIS CAIXAS IGUAIS?

B-) SE UMA DÚZIA DE GARRAFAS TEM 12 GARRAFAS. QUANTAS GARRAFAS TERÃO EM SETE DÚZIAS?

C-) SE NUMA SALA DE AULA CABEM 30 CADEIRAS. QUANTAS CADEIRAS CABERÃO EM NOVE SALAS IGUAIS?

D-) SE FLÁVIA COMPRA 4 QUILOS DE RAÇÃO PARA SEUS GATOS POR MÊS. QUANTOS QUILOS DE RAÇÃO ELA COMPRA POR ANO?

E-) SE FERNANDO DEMORA UMA SEMANA PARA PINTAR UMA CAIXA. QUANTOS DIA ELE VAI DEMORAR PARA PINTAR 5 CAIXAS IGUAIS?



******************************************************************************


 Atividades de Língua Portuguesa


3ª ATIVIDADE:


Leia o texto e responda.

O socorro

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que, sozinho, não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado.
A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia:

 ― “O que é que há? ”.
O coveiro então gritou desesperado: ―Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! ”.
 ― Mas, coitado! ” Condoeu-se o bêbado ―Tem toda razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! ”

E pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.
Moral: Nos momentos graves é preciso verificar muito bem a quem se apela.

FERNANDES, Millôr. Disponível em http://citador.weblog.com.pt/arquivo/109176.html


O que faz esse texto ficar engraçado?

A) O bêbado ter imaginado que o coveiro era um morto e jogar terra para cobri-lo.
B) O coveiro ficar cavando e sentir frio durante a madrugada.
C) O homem ficar sentado no fundo enrouquecido de tanto gritar.
D) O homem ter cavado demais e ficar preso no buraco.




Atividades de Matemática


3ª ATIVIDADE:


Copie e resolva em seu caderno:


A-) Pedro pensou em um número e o decompôs da forma a seguir.
4 × 1000 + 3 × 10 + 5 × 1

Em que número Pedro pensou?

(A) 4 035
(B) 4 305
(C) 4 350
(D) 40003005


B-) A professora de Cláudio escreveu a seguinte operação no quadro:
2 523 - 1 465

Qual é o resultado dessa operação?

(A) 1 168
(B) 1 158
(C) 1 142
(D) 1 058


C-) Na festa de aniversário da Simone, sua mãe fez 269 docinhos de caju, sua tia levou 126 brigadeiros e seu avô levou 172 docinhos de leite em pó. Assinale a opção que indica o total de docinhos que havia na festa de aniversário da Simone.

(A) 298.
(B) 395.
(C) 441.
(D) 567.


***********************************************************************************************


 Atividades de Língua Portuguesa


4ª ATIVIDADE:


Leia o texto abaixo, copie o texto e as questões em seu caderno e responda:


 Revista GALILEU - JULHO DE 2016  

Entenda o que há de errado com a memória de Dory

A GALILEU chamou um neurocientista para diagnosticar a peixinha azul
Por Bruno Vaiano, com supervisão de Isabela Moreira 13

      P. Sherman 42 Wallaby Way, Sydney. Se você assistiu ao filme Procurando Nemo, lançado pela Disney em 2003, provável que conheça o endereço memorizado por Dory tão bem quanto o de sua própria casa. No filme, a peixinha azul sofre de perda de memória recente, mas se esforça e consegue guardar o endereço na Austrália, essencial para encontrar Nemo e resolver a trama.
No novo filme do estúdio, Procurando Dory, a peixinha é a protagonista, e parte oceano adentro em busca de seus pais após uma série de lembranças. “Dory tem amnésia anterógrada, ela não consegue registrar as coisas", explica Paulo Mattos, neurocientista. "Isso acontece porque ela provavelmente teve uma hipóxia neonatal, ou seja, ela ficou sem oxigenação no cérebro quando saiu do ovo e sofreu uma lesão em uma região chamada hipocampo."
Há duas regiões no cérebro responsáveis por guardar memórias. Uma é o córtex. Ele é mais resistente, e lá ficam lembranças mais antigas e importantes. Outra é o hipocampo que é a memória usada pelo nosso cérebro para interagir com pessoas e objetos.
Toda a memória que está protegida pelo córtex já foi, um dia, uma memória de menor importância, que passou pelo hipocampo. Se seu hipocampo esquece tudo rápido demais, não dá tempo de guardar nada. O resultado é que Dory não se lembra nem de sua infância, nem do que Marlin acabou de lhe dizer.
Para o professor, a presença de personagens com deficiência cognitiva no cinema é essencial para a sensibilização da sociedade em torno do tema. "É ótimo ter um personagem que fale abertamente sobre isso. Muitas pessoas têm problemas de memória, por várias causas diferentes", ressalta.
Adaptado de: <http://glo.bo/29NaWLJ Acesso em 18 jun.2016. > acesso em 18.jul.2016
Foto: Divulgação Pixar


Questão 1

O tema tratado no texto é sobre:

(A) a divulgação do filme Procurando Dory, da Disney.
(B) a memorização do endereço pela personagem Dory.
(C) o problema de memória da personagem Dory do filme.
(D) o problema de Dory para achar o Nemo durante o filme.

Questão 2

Ao realizar a leitura do texto é possível afirmar que Dory possui deficiência:

(A) física.
(B) visual.
(C) auditiva.
(D) cognitiva.


Atividades de Matemática



4ª ATIVIDADE:


Copie em seu caderno e responda (necessário realizar e deixar a conta no caderno):

A-) Marina foi assistir ao filme “Hotel Transilvânia - Férias monstruosas”. Ela verificou que o cinema estava organizado em 12 fileiras com 22 poltronas. Quantas poltronas tinha o cinema ao todo?
B-) Um grupo de oito colegas comprou miniaturas de super-heróis. Cada um deles comprou um kit com 82 miniaturas. Quantas miniaturas o grupo comprou?
C-) Ana tem uma alfaiataria e comprou 23,50 metros de tecido para fazer calças 
durante uma semana. Porém, ela precisava do triplo de tecido. Quantos metros 
deveria ter comprado?

D-) Valentina possuía R$65,50, Antonella R$ 35,00 e Pedro R$ 81,00. Juntaram 
suas quantias para comprar 15 brindes para a comemoração do dia das crianças. 
Quanto custou cada brinde, se gastaram todo o dinheiro?

E-) Lorenzo possui 5 vasos de vidro reciclável para vender numa cooperativa de 
reciclagem de sua cidade. Sabendo que a cooperativa paga R$ 0,75 por cada um, 
quanto Lorenzo vai ganhar com a venda dos vasos?

********************************************************************************************


Atividades de Língua Portuguesa


5ª ATIVIDADE:


Leia o texto a seguir, depois copie as questões em seu caderno e responda.


O Médico Fantasma

Heloísa Prieto

Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará.
Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão. Dois 
garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
 — Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
 — Eu não! — disse o outro.
 — Acredita sim! — insistiu o mais novo.
 — Pode apostar que não. — replicou o outro.
 — Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de 
entrar no cemitério à noite.
 — Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já 
para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado.
O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão 
do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do 
portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao 
portão e  tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
 — Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e 
chamou o outro menino.
 — Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo.
Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
 O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
 — Obrigado. Como é que o senhor se chama?
 — Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
 O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele 
despertou na mesma hora.
 — Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
 E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma 
e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar
 de misteriosos, são do bem.

Fonte Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São Paulo. Cia das letrinhas, 1997

Questões:

1-) As personagens principais da narrativa são:

(A) o pai e os filhos.
(B) o pai e o médico.
(C) o médico e o velhinho.
(D) o fantasma e os garotos.

2-) Dentre a sequência dos episódios abaixo, o primeiro a acontecer foi quando os garotos:

(A) encontraram um velhinho magro.
(B) foram para o cemitério da cidade.
(C) prenderam a camisa no portão do cemitério.
(D) conheceram um fantasma e não tiveram medo.

3-) No trecho: “O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.” As palavras destacadas foram utilizadas pela autora para criar:

(A) uma passagem irônica.
(B) um cenário de suspense.
(C) um ambiente humorístico.
(D) uma paisagem catastrófica.

4-) Em qual passagem do texto podemos afirmar que o autor criou um clima de mistério? Justifique sua resposta.



Atividade de Matemática


5ª ATIVIDADE:


Copie em seu caderno e responda (necessário realizar e deixar a conta no caderno):

A-) Os alunos da escola de Leonardo realizaram uma campanha para arrecadar alimentos para uma associação de apoio à criança.
Observe no registro a seguir, as quantidades de alimentos arrecadados.
Arroz  90 kg
Achocolatado 18,4 kg
Café 22,25 kg
Qual o total de alimentos arrecadado em quilogramas (kg)?

B-) Paula foi convidada para ir a uma festa com as amigas. Tem em seu guarda-roupas, 4 camisetas e 2 saias. Quantas combinações diferentes ela poderá fazer para ir à festa?

C-) A reforma da casa de Bruno durou 5 semanas completas. Quantos dias, no total, durou essa reforma?

D-) A médica explicou que o paciente deveria tomar 1 comprimido do mesmo medicamento a cada 6 horas. Quantos comprimidos desse medicamento o paciente deve tomar por dia?

E-) Clarissa adora ver televisão. Todos os dias ela passa 4 horas na frente da TV. Por quantos minutos ela assiste à televisão por dia?


7 comentários: