sexta-feira, 27 de março de 2020

ATIVIDADES DOS 4ºs ANOS A, B, C, D, E e F DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DO DIA 23 a 27/03/2020.



ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA 


Orientações para seus estudos em casa

1- Reserve um cantinho confortável para que você consiga se concentrar e realizar as atividades propostas.
2- Estude de uma a duas horas por dia pelo menos, de preferência no mesmo horário todos os dias.
3- Leia livros que tenha em casa, livros em PDF (pela internet) e assista contação de histórias pelo Youtube.
4- Use a internet para sua aprendizagem integral, assista aulas e vídeos que ensinem coisas boas para o seu dia a dia e evite filmes e jogos de violência.

Um grande abraço e até breve
Prof. Fatima Lima 4º A
Prof. Daniela 4ºB
Prof. Joelma 4º C
Prof. Camila 4º D
Prof. Cristina 4ºE
Prof. Valéria 4º F


Atividades de Língua Portuguesa 4 º anos

Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder no seu caderno
*Lembre-se de grifar no texto a parte em que encontrar algumas das respostas.


A rã e o touro
Um grande touro passeava pela margem de um riacho.
Uma rã que estava por lá, ficou com muita inveja do tamanho e da força do touro.
Então, ela começou a inchar, fazendo um enorme esforço para tentar ficar tão grande como o touro.
Perguntou a suas companheiras de riacho se estava do tamanho do touro. Elas responderam que não.
A rã tornou a inchar e inchar. Ainda assim, não alcançou o tamanho do touro.
         Pela terceira vez tentou inchar, e fez isso com tanta força que acabou explodindo, por culpa de tanta inveja.
(Fábulas de Esopo)

ESTUDO  DO TEXTO
1-Qual é o título do texto?
 __________________________________________________
2-Quem é o autor?
___________________________________________________
3-O assunto do texto é:
( ) A amizade da rã e do touro.
( ) A inveja da rã.
( ) A força da rã.

4-Quantas vezes a rã tentou inchar?
____________________________________________________
5-Onde aconteceu a história?
____________________________________________________
6-Quem são os personagens do texto?
____________________________________________________
7-Em sua opinião, por que a rã explodiu?
                                                                                                                                           

 ____________________________________________________
ESTUDO DAS PALAVRAS
8-No trecho “Elas responderam que não”. A palavra elas, se refere a quem?
_____________________________________________________
 9-Complete com palavras do texto que rimam com:
a) Ouro:________________
b) Feiticeira:__________________
c) Macho: ______________
d) Trabalheira:_____________
10- No trecho “Um grande touro passeava pela margem de um riacho.” A palavra destacada (riacho) dá ideia de:
 ( ) Lugar ( ) Tempo ( ) Consequência
11- No trecho “Perguntou as companheiras do riacho se estava do tamanho do touro”. Quem perguntou?
______________________________________________________
12- Retire do texto um adjetivo (qualidade) para o touro:

_______________________________________________

PRODUÇÃO ESCRITA
Escrita de um bilhete
Escreva um bilhete para a rã com um conselho para ela se aceitar do jeito que ela é.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Auto correção

*Releia e observe se você seguiu a estrutura do gênero textual bilhete e escreveu corretamente as palavras.
                            Destinatário (para quem é o bilhete/ rã)

Recado ( o seu conselho para a rã)

Despedida( Tchau/Até logo/Beijos)
Remetente (nome de quem escreveu
/ seu nome)
Data___/___/____




    ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



Orientações para seus estudos em casa


1- Reserve um cantinho confortável para que você consiga se concentrar e realizar as atividades propostas.
2- Estude de uma a duas horas por dia pelo menos, de preferência no mesmo horário todos os dias.
3- Leia livros que tenha em casa, livros em PDF (pela internet) e assista contação de histórias pelo Youtube.
4- Use a internet para sua aprendizagem integral, assista aulas e vídeos que ensinem coisas boas para o seu dia a dia e evite filmes e jogos de violência.

Um grande abraço e até breve
Prof. Fatima Lima 4º A
Prof. Daniela 4ºB
Prof. Joelma 4º C
Prof. Camila 4º D
Prof. Cristina 4ºE
Prof. Valéria 4º F



Atividades de Matemática 4 º anos

Instruções para realizar a atividade
* Imprimir, responder e colar a folha no seu caderno
OU
*Copiar e responder no seu caderno


Números e operações
  • Sistema de numeração decimal até a classe dos milhares  (leitura  e escrita  por extenso, composição  e decomposição )
  • Subtração com reagrupamento
  • multiplicação
  • situações problemas
1) Componha, forme números e escreva por extenso:


Exemplo:  2 unidades de milhar, 1 centena, 8 dezenas e 3 unidades
            2000      +        100   +     80   +    3   =   2.183
Dois  mil,  cento   e   oitenta   e   três


a) 1 unidade de milhar, 2 centenas, 8 dezenas e 3 unidades

b) 3 unidades de milhar, 1 centena, 5 dezenas e  8 unidades

c)  3 centenas, 1 dezena e 7 unidades

d) 1 unidade de milhar , 1 centena, 9 dezenas e 1 unidade

e) 5 dezenas e  8 unidades

2) Antecessor e sucessor:


3) Complete as sequências :


4) Calcule:



5) Resolva os problemas abaixo:




2 comentários: