sexta-feira, 27 de março de 2020

ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DO DIA 23 a 27/03/2020.


ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA



Todas as atividades devem ser realizadas no caderno de sala


  • Copie o texto e as perguntas em seu caderno e responda:





O chacal é um animal parecido com a raposa e da mesma família do cão. À noite, os chacais uivam para se comunicar entre si. O uivo pode ser bastante incômodo para as pessoas, pois o som lembra um grito alto ou uma sirene. Existem três espécies, ou tipos, de chacal. O chacal-dourado vive do leste da Europa e do norte da África até o sul da Ásia. O chacal-de-dorso-preto e o chacal-listrado vivem no sul e no leste da África. Os chacais vivem em espaços abertos, como as savanas.
O chacal adulto tem cerca de 1 metro de comprimento, incluindo o rabo, e pesa entre 7 e 11 quilos. A cor do pelo depende da espécie. A do chacal-dourado vai do amarelo ao dourado-claro. O chacal-de-dorso-preto é vermelho-ferrugem. O chacal-listrado é acinzentado, com a ponta do rabo branca e uma listra em cada lado do corpo.
Os chacais vivem sozinhos, em pares ou em grupos chamados matilhas. Eles se escondem durante o dia e saem para caçar quando escurece, comendo pequenos animais e plantas. Quando caçam em matilhas, porém, podem pegar animais tão grandes quanto uma ovelha ou um antílope. Também seguem os leões que estão caçando. Depois que os leões terminam de comer e vão embora, os chacais entram em cena e comem as sobras que ficaram.

Responda em seu caderno:

1-) A partir da leitura do verbete podemos afirmar que o Chacal é semelhante a qual animal?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-) O texto lido trata de:

(A) indicar que os chacais vivem sozinhos.
(B) apresentar o cão como parente do chacal.
(C) informar ao leitor o ocorrido com um chacal.
(D) descrever o chacal e seus principais hábitos.

3-) Existem quantas espécies ou tipos de Chacal? Quais são?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-) Qual é o peso aproximado de um Chacal adulto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-) Qual estratégia para conseguir comida é utilizada pelo Chacal, além da caça?
                 _____________________________________________________
                 _____________________________________________________
                 _____________________________________________________
                   ___________________________________________________________



ATIVIDADES DE MATEMÁTICA



  •        Copie no caderno de responda:
     QUESTÃO 1

    A dengue também não dá trégua! Conheça três municípios da região de Campinas que juntos somam quase 15% da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti no estado:

      CIDADES COM MAIS CASOS DE DENGUE NA REGIÃO DE CAMPINAS






      1-) Juntos, os três municípios somam:
     ___________________________________________________
     ___________________________________________________

     2-) Qual dessas cidades apresenta o maior número de casos?
     ___________________________________________________
     ___________________________________________________


     3-) Escreva por extenso os números apresentados na tabela:


      ********************************************************

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA





Leia o texto abaixo:


O Tiranossauro Rex não conseguia colocar a língua para fora

Pesquisa revela que a língua da espécie era fixada na base da boca, o 
tornando mais parecido com os crocodilos modernos





Braços curtos e línguas paradas: o retrato do Tiranossauro Rex fica 
curioso a cada nova descoberta realizada por paleontólogos. 
Um novo estudo realizado pela Universidade do Texas em Austin, 
nos Estados Unidos, em parceria com a Academia Chinesa de 
Ciências mostra que, por conta de sua estrutura óssea, o dinossauro 
não conseguia colocar sua língua para fora.
A ideia ocorreu aos pesquisadores durante análises de ossos hioides, 
que suportam a musculatura da língua, de diferentes espécies de dinos. 
Em estudo publicado, a equipe envolvida explica que como os 
dinossauros são parentes de crocodilos e pássaros, comparar 
diferentes partes dos corpos dessas categorias faz sentido do 
ponto de vista científico.
A língua, por exemplo, é uma das partes que há muito tem sido deixada 
de lado pelos paleontólogos. Como resultado, as representações de 
espécies como a do T. Rex, por exemplo, têm sido erradas durante 
todo esse tempo. "As línguas muitas vezes dão pistas importantes 
sobre o estilo de vida de animais extintos", disse o autor principal 
do estudo, Zhiheng Li, da Academia Chinesa de Ciências.
Ao analisar imagens em alta resolução dos ossos de 15 espécimes, 
entre eles de pássaros e crocodilos, e compará-las com as dos 
tiranossauros, ficou claro que a estrutura das línguas dos dinos 
é mais parecida com a de jacaré e crocodilos. Isso quer dizer 
que são simples, menores e pouco móveis.
 A descoberta muda a ideia que se tinha do físico dos tiranossauros: 
as línguas dos espécimes não se mexiam ou faziam um 
movimento entre as mandíbulas deles. "Eles têm sido reconstruídos 
de maneira errada há muito tempo", afirmou a pesquisadora 
Julia Clarke, que participou do estudo. "As línguas dos dinossauros 
extintos eram curtas. E os crocodilos têm ossos hioides parecidos, 
com a língua fixada na base da boca."
Os cientistas observaram ainda que em outras espécies de 
dinos, como os pterossauros, por exemplo, há uma diversidade 
maior de ossos hioides — esses são mais parecidos com os 
pássaros do que os répteis.

(Lembrando que o texto não é para ser copiado no caderno)

Agora, copie as questões abaixo em seu caderno e responda 
marcando um X na resposta correta:

1-) O texto lido tem como finalidade divulgar
(A) um novo filme sobre o Tiranossauro Rex.
(B) uma nova descoberta sobre os dinossauros.
(C) algumas informações sobre os hábitos do T. Rex.
(D) alguns dados sobre aves, crocodilos e dinossauros.

2-) A partir da leitura do texto, podemos afirmar que a representação
 do T. Rex nos filmes está:

(A) errada, pois o bicho possuía uma língua grande.
(B) errada, porque a língua do bicho não se mexia.
(C) certa, porque o bicho tinha um braço curto.
(D) certa, pois o bicho é muito bravo mesmo.

3-) A partir da leitura do texto é possível afirmar que o T. Rex que 
aparece na foto 1 está representado de maneira errada, pois:

(A) seus braços eram maiores que os representados.
(B) sua língua era curta e não ficava à mostra.
(C) foi divulgado um estudo sobre a foto.
(D) é parente dos crocodilos e das aves.


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA    

  • Copie e responda nos seu caderno, é necessário realizar as contas:


      QUESTÃO 1
    Joana encomendou salgadinhos para uma festa de aniversário. Sabendo  que um cento de salgadinhos custa R$ 30,00, quanto ela pagará por 300 salgadinhos?

      QUESTÃO 2
     Kleber está juntando dinheiro para comprar um smartphone. Em um mês   ele economizou R$ 435,00 e no mês seguinte, R$ 460,00. Como o   produto   que ele deseja comprar custa R$ 999,00, quanto ele ainda     precisa economizar?

      QUESTÃO 3
      Observe a tabela de preços de uma lanchonete:

       Misto quente       R$ 4,75
       Queijo quente     R$ 4,00
       Hambúrguer        R$ 5,50
       Refrigerante        R$ 3,00
       Suco                    R$ 4,50

           Dados fictícios



       Lucas tem duas notas, uma de 5 reais e outra de 2 reais. Qual a combinação       de  lanche e bebida que ele poderá comprar?

      Escreva a resposta em seu caderno.
    

      *********************************************************************


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA


(Copie em seu caderno)

Escrever corretamente: palavras com final em ICE ou ISSE

Gramática e ortografia para Ensino Fundamental I


Existem muitos sons da nossa língua que são pronunciados da mesma forma, mas escritos de maneiras diferentes. É o que acontece quando as palavras terminam em ICE ou ISSE. Por exemplo: meiguice, dormisse, maluquice, explodisse. Para não ter dúvidas quanto à escrita dessas palavras, observe:

- As palavras com a terminação ICE são substantivos. Por exemplo: tolice, burrice, tagarelice.
- As palavras com a terminação ISSE são verbos. Por exemplo: seguisse, sorrisse, abrisse.


ATIVIDADE

                Complete as frases selecionando a grafia correta das palavras.


                a) A festa de ontem estava uma ................ . (chatisse/chatice)

                b) Se a gente ................ daqui, iríamos para onde? (fugisse/fugice)

                c) Foi uma ................ entrar na piscina gelada. (doidisse/doidice)

                d) A professora ................ que amanhã não haverá aula. (disse/dice)




                                             ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 



(                       (Copie em seu caderno)


     QUESTÃO 1

     Nilza foi convidada para ir a uma festa com as amigas. Ela tem, em seu guarda-roupas, 4 camisetas e 2 saias. Quantas combinações diferentes ela poderá fazer para ir à festa?

     Escreva a resposta em seu caderno.
                      ______________________________________________________

     QUESTÃO 2

     Escreva em seu caderno a alternativa que mostra corretamente o valor relativo ao algarismo 8 nos números:



       A-) 80.000 – 80 – 8.000 – 800 – 8.
       B-) 8.000 – 8 – 80.000 – 80 – 800.
       C-) 800 – 80.000 – 8 – 8.000 – 80.
       D-) 8 – 80.000 – 800 – 80 – 8.000.

      QUESTÃO 3
   Marcos comprou um terreno para fazer uma chácara. A região pintada   representa a parte do terreno que será utilizada para a construção da casa.   Qual será a fração do terreno destinada para a construção da casa?

        Escreva a resposta em seu caderno.

         ****************************************************************

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

       (Os textos apresentados para as atividades dessa data não devem ser       copiados, serão usados somente para leitura e compreensão)

     Leia
   Brasil tem 46 mortes e 2.201 casos confirmados  de Covid-19, diz Ministério da Saúde
     Número de mortos por causa do novo coronavírus subiu 35% em relação ao balanço anterior. Na segunda (23), total de mortes era 34. Após a divulgação do balanço, o Amazonas registrou a 1ª morte no estado.
  
       Por Afonso Ferreira, G1
       24/03/2020 17h 05 Atualizado há 17 horas


     O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (24) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. Os principais dados são:
·      46 mortes, eram 34 na segunda-feira
·      2.201 casos confirmados
·      São Paulo tem 810 casos e 40 mortes
     Rio de Janeiro tem 305 casos e 6 mortes

     O número de mortos por causa do novo coronavírus subiu 35% em relação ao balanço do dia anterior. Já o total de casos subiu 16%. Segundo o Ministério da Saúde, a atual taxa de letalidade da doença no país é de 2,1%, com base nos dados registrados até 16h desta terça-feira.
     Após a divulgação do balanço, o Amazonas confirmou um óbito no estado - a 1ª morte fora do Sudeste. O registro ainda não está contabilizado no balanço do ministério.
    As secretarias estaduais de Saúde já reportam 2.255 casos de infecção no país. Veja o levantamento do G1.

    O dobro a cada três dias
     O aumento nos casos já era previsto. De acordo com o secretário-executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, o governo espera que o total de casos dobre a cada três dias. Este cenário considera que as recomendações sugeridas pelo governo federal (isolamento em casos suspeitos ou confirmados) surtam resultados esperados para frear a disseminação do surto no país.





                                            https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/24/brasil-tem-46-mortes-e-casos-2201confirmados-de-covid-19-diz-                                       ministerio-da-saude.ghtml

(                       Leia o texto o para responder as questões em seu caderno:

            1)  A finalidade do texto é para:

 (A)               Divertir.
 (B)               Apoiar.
 (C)               Opinar.
 (D)               Informar.

      2)  Na segunda parte do texto há a seguinte informação “O governo espera que o total de casos dobre a cada três dias”. Quem disse isso?

     (A)  O ministério da saúde.
     (B) O governo.
     (C)  João Gabbardo.
     (D) Secretário da educação.

     3)  O gênero textual deste texto é:

      (A) Uma fábula.
      (B) Uma cantiga.
      (C) Uma receita.
      (D) Uma notícia.

   Para responder as questões abaixo, analise o infográfico “Coronavírus no Brasil”.

     4) Qual é a diferença dos números de casos confirmados do Covid-19 entre Rio  de Janeiro e São Paulo?


S                       Sentença matemática      -----------------        Operação








                Resposta:_____________________________________


      5) De acordo com o infográfico, houve algum estado com óbito pela Covid-19?    Quais? E quantos foram?



                6)  Segundo a reportagem, o secretário-executivo do ministério da Saúde, João                      Gabbardo, espera-se que o total de casos dobre a cada três dias, então, qual a                    estimativa que podemos fazer para daqui a seis dias? Sabendo que até a                              publicação desta matéria, em 24/03, foram 2.201 casos confirmados.

Sentença matemática      -----------------        Operação









             Resposta:__________________________________________________
  7)  Até 24/03/2020 foram confirmados 2.201 casos confirmados no brasil 
  todo pelo Covid-19, de qual forma podemos decompor este número.
  (A)  200 – 20 – 10 – 1.
  (B) 2000 – 20 – 01 – 1.
      (C)  2000 -200 – 00 – 1.
  (D) 20000 – 200 -  10 – 1.
     8) Os estados da região sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de 
     Janeiro e Espírito Santo) têm quantos casos confirmados pela Covid-19? 
      (Copie e responda no caderno).
     9) Quantos são os casos confirmados pelo Covid-19 nas regiões norte e sul?    (Copie e responda no caderno)
       Leia o texto para responder a questão 10 no caderno.
      O texto abaixo informa o número de casos confirmados, óbitos e países 
       infectados no mundo até 02/03/2020.


      10) Qual é a diferença entre o número de casos confirmados da China e da       Coréia do Sul?
                         Leia o texto para responder as questões 11 e 12 no caderno.




              11)  Podemos dizer que este texto é uma:
        (A) Um texto instrucional.
        (B)  Um relato pessoal.
        (C) Um conto de fadas.
        (D) Uma poesia.
               12)  A finalidade dos textos são para:
              (A) Ensinar a lavar a louça.
              (B) Ensinar a lavar as mãos.
              (C) ensinar a usar o álcool gel.
              (D) Ensinar a usar o álcool gel e fechar a torneira.

              ****************************************************************************

Atividades de Ciências Humanas e da Natureza.


Copie o texto em seu caderno e complete com as palavras abaixo.
    planeta – espaço – astros – estrelas -  satélite(s)- Lua – céu – Universo – Terra
           Olhando para o ________, à noite, podemos ver a ___________________ e muito 
p             ponto brilhantes, que são os ______________________.
Os ________________ existentes no _________________ é que formam o               
_________________.
Os ________________ que têm luz própria são os ________________________.
Os ________________ que não têm luz própria são os ____________________,                 eles recebem a luz que vem das ________________________.
No céu existem _______________ que giram em volta de ___________________               que são os ________________.
A _______________ é o _____________________ natural da Terra.
A _______________ é um ____________________ que faz parte do                                     __________________________.

                  · Agora, utilize 6 linhas do seu caderno para fazer uma pequena ilustração sobre                 esse texto.


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 

                 copie e responda em seu caderno:

               Vários alunos da sala 8 foram ao bazar beneficente da escola para fazer compras.               Complete com os valores que faltam.

      Nome do Aluno        Pagou com:                Valor da compra              Recebeu de troco
        Carlos                   Uma nota de 10 reais    3 reais e 40 centavos                  _____________.
        Luana                   Quatro moedas de 25 centavos     ______________        20 centavos.
        Pedro                   Uma nota de 5 reais                       2 reais e 75 centavo   ______________.
       Joana                    Três moedas de 50 centavos         1 real e 15 centavos   ______________. 
       Rita                        Uma nota de 2 reais                     ________________ 1 real e 20 centavos.
       Celso                     Duas moedas de 1 real                ________________ 80 centavos.
       Marco                    Uma nota de 1 real                      25 centavos              _______________.
       Laura                     Uma nota de 5 reais              _________________ 2 reais e 90 centavos.

Um comentário: