ATIVIDADES A DISTÂNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Todas as atividades devem ser realizadas no
caderno de sala
- Copie o texto e as perguntas em seu caderno e responda:
O chacal é um animal parecido com a raposa e da mesma família do cão. À noite, os chacais uivam para se comunicar
entre si. O uivo pode ser bastante incômodo para as pessoas, pois o som lembra
um grito alto ou uma sirene. Existem três espécies, ou tipos, de chacal. O
chacal-dourado vive do leste da Europa e do
norte da África até o sul da Ásia. O chacal-de-dorso-preto e o chacal-listrado
vivem no sul e no leste da África. Os chacais vivem em espaços abertos, como as
savanas.
O chacal adulto tem cerca de 1 metro de
comprimento, incluindo o rabo, e pesa entre
7 e 11 quilos. A cor do pelo depende da espécie. A do chacal-dourado vai do
amarelo ao dourado-claro. O chacal-de-dorso-preto é vermelho-ferrugem. O chacal-listrado
é acinzentado, com a ponta do rabo branca e uma listra em cada lado do corpo.
Os chacais vivem sozinhos, em pares ou
em grupos chamados matilhas. Eles se escondem durante o dia e saem para caçar
quando escurece, comendo pequenos animais e plantas. Quando caçam em matilhas,
porém, podem pegar animais tão grandes quanto uma ovelha ou um antílope. Também seguem os leões que estão caçando. Depois que os leões terminam de comer
e vão embora, os chacais entram em cena e comem as sobras que ficaram.
Responda
em seu caderno:
1-) A partir da leitura do verbete podemos afirmar que o
Chacal é semelhante a qual animal?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-) O texto lido trata de:
(A)
indicar que os chacais vivem sozinhos.
(B)
apresentar o cão como parente do chacal.
(C)
informar ao leitor o ocorrido com um chacal.
(D)
descrever o chacal e seus principais hábitos.
3-) Existem quantas espécies ou tipos de Chacal?
Quais são?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-) Qual é o peso aproximado de um Chacal
adulto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-) Qual estratégia para conseguir comida é utilizada pelo
Chacal, além da caça?
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
___________________________________________________________
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
- Copie no caderno de responda:
QUESTÃO 1
A dengue também
não dá trégua! Conheça três municípios da região de Campinas que juntos somam
quase 15% da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti no estado:
CIDADES COM MAIS CASOS DE DENGUE NA REGIÃO DE
CAMPINAS
1-) Juntos, os três municípios
somam:
___________________________________________________
___________________________________________________
2-) Qual dessas cidades apresenta
o maior número de casos?
___________________________________________________
___________________________________________________
3-) Escreva por extenso os números
apresentados na tabela:
********************************************************
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo:
O Tiranossauro Rex não conseguia colocar a língua para fora
Pesquisa
revela que a língua da espécie era fixada na base da boca, o
tornando mais
parecido com os crocodilos modernos
Braços curtos e línguas paradas: o retrato do Tiranossauro Rex fica
curioso a cada nova descoberta realizada por paleontólogos.
Um novo estudo
realizado pela Universidade do Texas em Austin,
nos Estados Unidos, em parceria
com a Academia Chinesa de
Ciências mostra que, por conta de sua estrutura
óssea, o dinossauro
não conseguia colocar sua língua para fora.
A ideia ocorreu aos pesquisadores durante análises de ossos hioides,
que suportam a musculatura da língua, de diferentes espécies de dinos.
Em
estudo publicado, a equipe envolvida explica que como os
dinossauros são
parentes de crocodilos e pássaros, comparar
diferentes partes dos corpos dessas
categorias faz sentido do
ponto de vista científico.
A língua, por exemplo, é uma das partes que há muito tem sido deixada
de lado pelos paleontólogos. Como resultado, as representações de
espécies como
a do T. Rex, por exemplo, têm sido erradas durante
todo esse tempo. "As
línguas muitas vezes dão pistas importantes
sobre o estilo de vida de animais
extintos", disse o autor principal
do estudo, Zhiheng Li, da Academia
Chinesa de Ciências.
Ao analisar imagens em alta resolução dos ossos de 15 espécimes,
entre
eles de pássaros e crocodilos, e compará-las com as dos
tiranossauros, ficou
claro que a estrutura das línguas dos dinos
é mais parecida com a de jacaré e
crocodilos. Isso quer dizer
que são simples, menores e pouco móveis.
A descoberta muda a ideia que
se tinha do físico dos tiranossauros:
as línguas dos espécimes não se mexiam ou
faziam um
movimento entre as mandíbulas deles. "Eles têm sido
reconstruídos
de maneira errada há muito tempo", afirmou a pesquisadora
Julia Clarke, que participou do estudo. "As línguas dos dinossauros
extintos eram curtas. E os crocodilos têm ossos hioides parecidos,
com a língua
fixada na base da boca."
Os cientistas observaram ainda que em outras espécies de
dinos, como
os pterossauros, por exemplo, há uma diversidade
maior de ossos hioides — esses
são mais parecidos com os
pássaros do que os répteis.
(Lembrando
que o texto não é para ser copiado no caderno)
Agora, copie as questões
abaixo em seu caderno e responda
marcando um X na resposta correta:
1-) O texto lido tem como finalidade
divulgar
(A) um novo filme sobre o Tiranossauro
Rex.
(B) uma nova descoberta sobre os
dinossauros.
(C) algumas informações sobre os
hábitos do T. Rex.
(D) alguns dados sobre aves,
crocodilos e dinossauros.
2-) A partir da leitura do texto, podemos
afirmar que a representação
do T. Rex nos filmes está:
(A) errada, pois o bicho possuía uma
língua grande.
(B) errada, porque a língua do bicho
não se mexia.
(C) certa, porque o bicho tinha um
braço curto.
(D) certa, pois o bicho é muito bravo
mesmo.
3-) A partir da leitura do texto é
possível afirmar que o T. Rex que
aparece na foto 1 está representado de
maneira errada, pois:
(A) seus braços eram maiores que os
representados.
(B) sua língua era curta e não ficava à
mostra.
(C) foi divulgado um estudo sobre a
foto.
(D) é parente dos crocodilos e das
aves.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
- Copie e responda nos seu caderno, é necessário realizar as contas:
QUESTÃO 1
Joana
encomendou salgadinhos para uma festa de aniversário. Sabendo que um cento de
salgadinhos custa R$ 30,00, quanto ela pagará por 300 salgadinhos?
QUESTÃO 2
Kleber está
juntando dinheiro para comprar um smartphone. Em um mês ele economizou R$
435,00 e no mês seguinte, R$ 460,00. Como o produto que ele deseja comprar
custa R$ 999,00, quanto ele ainda precisa economizar?
QUESTÃO 3
Observe a
tabela de preços de uma lanchonete:
Misto
quente R$ 4,75
Queijo
quente R$ 4,00
Hambúrguer R$ 5,50
Refrigerante R$ 3,00
Suco R$ 4,50
Dados fictícios
Lucas tem
duas notas, uma de 5 reais e outra de 2 reais. Qual a combinação de lanche e
bebida que ele poderá comprar?
Escreva
a resposta em seu caderno.
*********************************************************************
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
(Copie
em seu caderno)
Escrever
corretamente: palavras com final em ICE ou ISSE
Gramática e ortografia para Ensino
Fundamental I
Existem muitos sons da nossa língua que são pronunciados da mesma forma, mas escritos de maneiras diferentes. É o que acontece quando as palavras terminam em ICE ou ISSE. Por exemplo: meiguice, dormisse, maluquice, explodisse. Para não ter dúvidas quanto à escrita dessas palavras, observe:
- As palavras com a terminação ICE são substantivos. Por exemplo: tolice, burrice, tagarelice.
- As palavras com a terminação ISSE são verbos. Por exemplo: seguisse, sorrisse, abrisse.
ATIVIDADE
Complete as frases selecionando a grafia correta das palavras.
a) A festa de ontem estava uma ................ .
(chatisse/chatice)
b) Se a gente ................ daqui, iríamos para onde?
(fugisse/fugice)
c) Foi uma ................ entrar na piscina gelada.
(doidisse/doidice)
d) A professora ................ que amanhã não haverá aula.
(disse/dice)
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
( (Copie em seu caderno)
QUESTÃO 1
Nilza foi
convidada para ir a uma festa com as amigas. Ela tem, em seu guarda-roupas, 4
camisetas e 2 saias. Quantas combinações diferentes ela poderá fazer para ir à
festa?
Escreva
a resposta em seu caderno.
______________________________________________________
QUESTÃO 2
Escreva em
seu caderno a alternativa que mostra corretamente o valor relativo ao algarismo
8 nos números:
A-) 80.000 – 80 – 8.000 – 800 – 8.
B-)
8.000 – 8 – 80.000 – 80 – 800.
C-)
800 – 80.000 – 8 – 8.000 – 80.
D-) 8 – 80.000 – 800 – 80 – 8.000.
QUESTÃO 3
Marcos
comprou um terreno para fazer uma chácara. A região pintada representa a parte
do terreno que será utilizada para a construção da casa. Qual será a fração do
terreno destinada para a construção da casa?
Escreva
a resposta em seu caderno.
****************************************************************
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
(Os textos apresentados para as atividades dessa data não
devem ser copiados, serão usados somente para leitura e compreensão)
Leia
Brasil tem 46 mortes e 2.201 casos confirmados de Covid-19, diz
Ministério da Saúde
Número de mortos
por causa do novo coronavírus subiu 35% em relação ao balanço anterior. Na
segunda (23), total de mortes era 34. Após a divulgação do balanço, o Amazonas
registrou a 1ª morte no estado.
Por Afonso Ferreira, G1
24/03/2020
17h 05 Atualizado há 17 horas
O Ministério
da Saúde divulgou na tarde desta
terça-feira (24) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus
Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença
Covid-19. Os principais dados são:
· 46
mortes, eram 34 na segunda-feira
· 2.201
casos confirmados
· São Paulo tem 810 casos e 40 mortes
Rio
de Janeiro tem 305 casos e 6 mortes
O número de mortos por causa do
novo coronavírus subiu 35% em relação ao balanço do dia anterior. Já o total de
casos subiu 16%. Segundo o Ministério da Saúde, a atual taxa de letalidade da
doença no país é de 2,1%, com base nos dados registrados até 16h desta
terça-feira.
Após a divulgação do balanço, o Amazonas
confirmou um óbito no
estado - a 1ª morte fora do Sudeste. O registro ainda não está contabilizado no
balanço do ministério.
As secretarias estaduais de Saúde
já reportam 2.255 casos de infecção no país. Veja
o levantamento do G1.
O dobro a cada três dias
O
aumento nos casos já era previsto. De acordo com o secretário-executivo do
ministério da Saúde, João Gabbardo, o governo espera que o total de casos dobre
a cada três dias. Este cenário considera que as recomendações sugeridas pelo
governo federal (isolamento em casos suspeitos ou confirmados) surtam
resultados esperados para frear a disseminação do surto no país.
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/24/brasil-tem-46-mortes-e-casos-2201confirmados-de-covid-19-diz- ministerio-da-saude.ghtml
( Leia o texto o para responder as questões em seu caderno:
1) A
finalidade do texto é para:
(A)
Divertir.
(B)
Apoiar.
(C)
Opinar.
(D)
Informar.
2) Na segunda parte do texto há a seguinte
informação “O governo espera que o total de casos dobre a cada três dias”. Quem
disse isso?
(A) O ministério da saúde.
(B) O
governo.
(C) João Gabbardo.
(D) Secretário
da educação.
3) O gênero textual deste texto é:
(A) Uma
fábula.
(B) Uma
cantiga.
(C) Uma
receita.
(D) Uma
notícia.
Para
responder as questões abaixo, analise o infográfico “Coronavírus no Brasil”.
4) Qual é a diferença dos números de casos
confirmados do Covid-19 entre Rio de Janeiro e São Paulo?
![]() |
Resposta:_____________________________________
5) De acordo com o infográfico, houve algum
estado com óbito pela Covid-19? Quais? E quantos foram?
6) Segundo a reportagem, o
secretário-executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, espera-se que o
total de casos dobre a cada três dias, então, qual a estimativa que podemos
fazer para daqui a seis dias? Sabendo que até a publicação desta matéria, em 24/03,
foram 2.201 casos confirmados.

Sentença
matemática ----------------- Operação
Resposta:__________________________________________________
7) Até 24/03/2020 foram confirmados 2.201
casos confirmados no brasil
todo pelo Covid-19, de qual forma podemos decompor
este número.
(A) 200 – 20 – 10 – 1.
(B) 2000
– 20 – 01 – 1.
(C) 2000 -200 – 00 – 1.
(D) 20000
– 200 - 10 – 1.
8) Os
estados da região sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de
Janeiro e Espírito
Santo) têm quantos casos confirmados pela Covid-19?
(Copie e responda no
caderno).
9) Quantos são os casos confirmados pelo
Covid-19 nas regiões norte e sul? (Copie
e responda no caderno)
Leia
o texto para responder a questão 10 no caderno.
O
texto abaixo informa o número de casos confirmados, óbitos e países
infectados
no mundo até 02/03/2020.
10) Qual é a diferença entre o número de casos
confirmados da China e da Coréia do Sul?
Leia o texto para responder as questões 11
e 12 no caderno.
11) Podemos dizer que este texto é uma:
(A) Um
texto instrucional.
(B) Um relato pessoal.
(C) Um
conto de fadas.
(D) Uma
poesia.
12) A
finalidade dos textos são para:
(A)
Ensinar a lavar a louça.
(B)
Ensinar a lavar as mãos.
(C)
ensinar a usar o álcool gel.
(D)
Ensinar a usar o álcool gel e fechar a torneira.
****************************************************************************
Atividades de Ciências
Humanas e da Natureza.
Copie o texto
em seu caderno e complete com as palavras abaixo.
planeta
– espaço – astros – estrelas - satélite(s)-
Lua – céu – Universo – Terra
Olhando
para o ________, à noite, podemos ver a ___________________ e muito
p ponto brilhantes, que são os ______________________.
Os
________________ existentes no _________________ é que formam o
_________________.
Os
________________ que têm luz própria são os ________________________.
Os
________________ que não têm luz própria são os ____________________, eles
recebem a luz que vem das ________________________.
No
céu existem _______________ que giram em volta de ___________________ que são
os ________________.
A
_______________ é o _____________________ natural da Terra.
A
_______________ é um ____________________ que faz parte do __________________________.
· Agora,
utilize 6 linhas do seu caderno para fazer uma pequena ilustração sobre esse
texto.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
copie e responda em seu caderno:
Vários alunos
da sala 8 foram ao bazar beneficente da escola para fazer compras. Complete com
os valores que faltam.
Nome do Aluno Pagou com: Valor da compra Recebeu de troco
Carlos Uma nota de 10 reais 3
reais e 40 centavos
_____________.
Luana Quatro moedas de 25 centavos ______________ 20 centavos.
Pedro Uma nota de 5 reais 2
reais e 75 centavo ______________.
Joana Três moedas de 50 centavos 1 real e 15 centavos ______________.
Rita Uma nota de 2 reais ________________ 1 real e 20 centavos.
Celso Duas moedas de 1 real ________________ 80 centavos.
Marco Uma nota de 1 real 25 centavos _______________.
Laura Uma nota de 5 reais _________________ 2 reais e 90 centavos.
Muito obg
ResponderExcluir