ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020.
ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020
ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
ROTEIRO PARA
A SEMANA: 25/ 05 /2020 A 29 /0
5 /2020.
HORÁRIO
SEGUNDA - FEIRA
TERÇA- FEIRA
QUARTA- FEIRA
QUINTA- FEIRA
SEXTA- FEIRA
FERIADO
Leitura de gibi ou livro.
(Material do kit)
Leitura de gibi ou livro.
(Material do kit)
Leitura de gibi ou livro.
(Material do kit)
Leitura de gibi ou livro.
(Material do kit)
Antecipação do feriado de 9 de julho.
Matemática:
EMAI Atividades 2.3 e 2.4
Páginas 18 e 19.
Ordens e Classes.
Português:
Crônica (atividades)
Português:
Atividades com tirinhas – Histórias em
quadrinhos.
Ciências Humanas e da
Natureza
Divisão política e administrativa do Brasil e os
três poderes.
ARTE
ED. Física
ARTE
ED. Física
15h30min à 17h
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
PELO APLICATIVO DO
CENTRO DE MÍDIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
· História/ Geografia.
· Matemática.
· História/ Geografia.
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
PELO APLICATIVO DO
CENTRO DE MÍDIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS
INICIAIS
· Língua Portuguesa.
· Matemática.
· Matemática.
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
PELO APLICATIVO DO
CENTRO DE MÍDIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E
ANOS INICIAIS
· Língua Portuguesa.
· Língua Portuguesa.
· Língua Portuguesa.
CANAL UNIVESP TV 2.2 OU
PELO APLICATIVO DO
CENTRO DE MÍDIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS
INICIAIS
· Matemática.
· Língua Portuguesa.
· Matemática.
ROTEIRO DAS ATIVIDADES DA SEMANA DO DIA 25/05 A 29/05/2020
1ª ATIVIDADE 25/05
Feriado – Antecipação do feriado de 9 de julho - Revolução Constitucionalista de 1932.
2ª ATIVIDADE 26/05
Cabeçalho
Leitura: Livro ou gibi do kit.
Responder as atividades no livro
Matemática: EMAI
Atividades 2.3 e 2.4 Ordens e Classes.
(Páginas: 18 e 19)
15h30min. as 17h - Aula online pelo Centro De Mídias
3ª ATIVIDADE 27/05
Cabeçalho
Leitura: Livro ou gibi do kit.
Português: Copie a crônica (UM JOGO QUE É UMA VERGONHA) e as perguntas em seu caderno de atividades de sala de aula e depois responda.
15h30min. as 17h Aula online pelo Centro De Mídias
Copie a crônica e as perguntas em seu caderno
de atividades de sala de aula e depois responda.
UM
JOGO QUE É UMA VERGONHA
Imagina
um jogo desse jeito: o campo é de pedra bem pontudo e acontece num dia muito
frio, num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro,
os caras jogam descalços e só de calção.
O
time que têm tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a
maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando
o braço arrepiado de frio. Times iguais.
Pra
mim a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que
não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não
acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não
têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
Porque,
se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam
iguais, para começar. Casa e escola.
Não
acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor
para escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai
sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando
de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto
da vitória, vai ter só vergonha.
Fernando Bonassi
Fonte: (In Vida da Gente –
crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de s. Paulo). 007/02/97
1.O texto “Um jogo que é uma vergonha” é
uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo
de fazer uma crítica a essa situação. A
crítica que o autor da crônica quis passar é:
A.Que
o time dos sem camisa deixou o time com camisa ganhar.
B.A
desigualdade social entre pobres e ricos.
C.Que as
pessoas que vivem nas ruas têm as mesmas condições de vida dos que não moram.
3.No
trecho “Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem
outro lugar melhor para escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha
casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.” A
mensagem que o autor da crônica quis passar foi:
A.Que as crianças que vivem na rua deveriam
lutar por seus direitos.
B.Que é um dever da população cobrar dos
governantes por melhores condições de vida.
C.Que as pessoas vão jogar o jogo que é uma
vergonha.
D.Que todos deveríamos ter escola e casa.
4.No trecho “O time que têm tênis e camisa
ganha fácil, dá aquela goleada!” o ponto de exclamação foi usado para:
A.Encantamento.
B.Indignação.
C.Susto.
D.Surpresa.
15h30min. as 17h Aula online pelo
Centro De Mídias
4ª ATIVIDADE 28/05
Cabeçalho
Leitura: Livro ou gibi do kit.
Português: Copie as questões sobre o efeito de humor em tirinhas em seu caderno de sala de aula e responda.
15h30 as 17h Aula online pelo Centro De Mídias
Copie as questões em seu caderno de sala de aula e responda.
O efeito de humor em tirinhas pode ser obtido com
a combinação de elementos verbais e não verbais. O humor em uma tirinha é
aquilo que a torna engraçada. Então vamos ler a tirinha abaixo para responder
as questões 1 e 2.
1.O
efeito do humor na tirinha acima está no fato:
A.Da joaninha não gostar da vida adulta.
B.Da minhoca carregar o peso da sociedade nas
costas.
C.Da joaninha não gostar de lavar a panela de
pressão.
D.Da minhoca achar que ser adulto é
autodestrutivo.
2.No
terceiro quadrinho a minhoca faz uma expressão diferente dos dois primeiros
quadrinhos, que expressão foi essa?
Ciências Humanas e da Natureza: Leia a introdução da atividade, observe o mapa do Brasil: político (2012) e a tabela Divisão político-administrativa do Brasil, copie as questões em seu caderno de sala de aula e responda. Em seguida, copie o texto O ESTADO E OS TRÊS PODERES e as perguntas em seu caderno e responda.
O nome oficial do Brasil é,
República Federativa do Brasil. O Brasil tem 27 Unidades da federação: 26
estados e 1 Distrito Federal. No distrito Federal se encontra Brasília, a
capital do país, sede do governo brasileiro.
Para facilitar sua administração, o Brasil foi dividido
em cinco regiões:
ØRegião
Norte;
ØRegião
Nordeste;
ØRegião
Centro-oeste;
ØRegião
Sudeste;
ØRegião
Sul.
4)Escreva
de que estados são as siglas:
SP
__________________________________________
MG _________________________________________
PE
_________________________________________
PA __________________________________________
AM
_________________________________________
BA __________________________________________
15h30 as 17h Aula online pelo Centro De Mídias.
OBSERVAÇÃO: Fazer as anotações das aulas online no caderno.
Copie o texto e as questÕes abaixo em seu caderno de
sala de aula e responda.
O ESTADO E
OS TRÊS PODERES
Entenda
como funcionam o Estado e os seus Três Poderes: Executivo, Legislativo e
Judiciário.
O
território brasileiro é formado por uma área cercada por fronteiras, certo? Mas
você sabia que essa área toda é administrada por um Estado? Só que esse Estado,
com “E” maiúsculo, é diferente daquele outro estado com “e” minúsculo. O Estado
é a instituição oficial que administra o território de um país, enquanto o estado
é uma das partes do país, o mesmo que uma província.
O
Estado, com “E” maiúsculo, é formado pela união de Três Poderes de diferentes
áreas: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Essa estrutura foi criada há
muito tempo pelo pensador francês chamado de Montesquieu e
passou assim a caracterizar a República, tal como é no Brasil.
Vamos
agora conhecer melhor os Três Poderes do Estado no Brasil:
Poder
legislativo: é aquele que se preocupa em
elaborar ou modificar as leis. É composto pelos parlamentares, ou seja, os
vereadores (municípios), os deputados estaduais (estados) e os deputados
federais (país). Além deles, existe também o Senado, que é composto pelos
senadores.
Poder
executivo: é aquele que se preocupa em
aplicar as leis e as políticas sociais. É representado pelos administradores,
ou seja, os prefeitos (municípios), os governadores (estados) e pelo presidente
(país).
Poder
judiciário: é o responsável por julgar os
crimes e avaliar as leis, se elas são constitucionais ou não, isto é, se elas
obedecem à Constituição Federal. É representado pelos juízes e desembargadores,
sendo o único dos três poderes que não é eleito democraticamente pelo povo. A
sua principal instância é o Supremo Tribunal Federal (STF).
Para
garantir o funcionamento dos Três Poderes, é preciso que eles se fiscalizem
mutualmente, de modo que cada um deles garanta e avalie o funcionamento dos
demais. Caso um deles apresente erros ou problemas, os demais devem fiscalizar
e avaliar o caso.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
De
acordo com o texto “O ESTADO E OS TRÊS PODERES” qual é a responsabilidade do
poder:
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