terça-feira, 26 de maio de 2020

ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020.


ATIVIDADES DOS 5ºs ANOS A, B, C, D, E, F e G - ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA DA SEMANA 25/05 á 29/05/2020

ROTINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

ROTEIRO PARA A SEMANA:                              25/ 05 /2020 A 29 /0 5 /2020. 


HORÁRIO 

SEGUNDA - FEIRA

TERÇA- FEIRA

QUARTA- FEIRA

QUINTA- FEIRA

SEXTA- FEIRA

 

FERIADO

 

Leitura de gibi ou livro.

(Material do kit)

 

 

Leitura de gibi ou livro.

(Material do kit)

 

        Leitura de gibi ou livro.

(Material do kit)

Leitura de gibi ou livro.

(Material do kit)

 

 

Antecipação do feriado de 9 de julho.

 

Matemática:

EMAI Atividades 2.3 e 2.4

Páginas 18 e 19.

Ordens e Classes.

                 Português:

 

Crônica (atividades)

               Português:

Atividades com tirinhas – Histórias em quadrinhos.

 

Ciências Humanas e da

Natureza

 

Divisão política e administrativa do Brasil e os três poderes.

 

ARTE

ED. Física

ARTE

ED. Física

 

 

 

 

 

15h30min à 17h

 

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU

PELO APLICATIVO DO

CENTRO DE MÍDIAS

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

 

      ·  História/ Geografia.

      ·  Matemática.

      ·  História/    Geografia.

 

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU

PELO APLICATIVO DO

CENTRO DE MÍDIAS

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS

INICIAIS

 

      ·  Língua Portuguesa.

      ·   Matemática.

      ·    Matemática.

 

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU

PELO APLICATIVO DO

CENTRO DE MÍDIAS

EDUCAÇÃO INFANTIL E

ANOS INICIAIS

 

·   Língua Portuguesa.

·   Língua Portuguesa.

·   Língua Portuguesa.

 

CANAL UNIVESP TV 2.2 OU

PELO APLICATIVO DO

CENTRO DE MÍDIAS

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS

INICIAIS

 

·  Matemática.



·   Língua Portuguesa.



·   Matemática.


























ROTEIRO DAS ATIVIDADES DA SEMANA DO DIA 25/05 A 29/05/2020

1ª ATIVIDADE 25/05

Feriado – Antecipação do feriado de 9 de julho -  Revolução Constitucionalista de 1932.

2ª ATIVIDADE 26/05

Cabeçalho

Leitura: Livro ou gibi do kit.
Responder as atividades no livro
Matemática: EMAI
Atividades 2.3 e 2.4 Ordens e Classes.
(Páginas: 18 e 19)
15h30min. as 17h - Aula online pelo Centro De Mídias

3ª ATIVIDADE 27/05

Cabeçalho

Leitura: Livro ou gibi do kit.
Português: Copie a crônica (UM JOGO QUE É UMA VERGONHA) e as perguntas em seu caderno de atividades de sala de aula e depois responda.
15h30min. as 17h Aula online pelo Centro De Mídias

Copie a crônica e as perguntas em seu caderno de atividades de sala de aula e depois responda.

UM JOGO QUE É UMA VERGONHA
Imagina um jogo desse jeito: o campo é de pedra bem pontudo e acontece num dia muito frio, num time, os jogadores têm tênis e camisa de manga comprida e, no outro, os caras jogam descalços e só de calção.
O time que têm tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada! O outro fica a maior parte do tempo tomando cuidado pra não cortar os pés ou então esfregando o braço arrepiado de frio. Times iguais.
Pra mim a diferença da vida entre nós, que temos escola e casa e as crianças que não têm é um jogo assim. Quem não tem, perde sempre.
Não acho que todo mundo que tem as coisas é culpado por causa dos outros que não têm, mas isso não quer dizer que a gente não possa fazer nada. Porque pode.
Porque, se a gente quiser jogar um jogo justo, pode exigir que os dois times sejam iguais, para começar. Casa e escola.
Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor para escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.
Ganhando de dez a zero de um time tão fácil, mas tão fácil, que não vai mais ter o gosto da vitória, vai ter só vergonha.
Fernando Bonassi
Fonte: (In Vida da Gente – crônicas publicadas no Suplemento Folhinha de s. Paulo). 007/02/97

     1.    O texto “Um jogo que é uma vergonha” é uma crônica. Foi escrito a partir de uma situação da vida real, com o objetivo de fazer uma crítica a essa situação.  A crítica que o autor da crônica quis passar é:

A.   Que o time dos sem camisa deixou o time com camisa ganhar.
B.   A desigualdade social entre pobres e ricos.
C.   Que as pessoas que vivem nas ruas têm as mesmas condições de vida dos que não moram.
D.   Que o primeiro time ganhou fácil do segundo.

      2.    Quantos parágrafos tem esta crônica?

__________________________________________________________

     3.    No trecho “Não acredito que as crianças de rua viveriam na rua se tivessem outro lugar melhor para escolher. Se a gente não exigir que todo mundo tenha casa e escola, vai sempre ficar jogando esse jogo besta.”   A mensagem que o autor da crônica quis passar foi:

     A.   Que as crianças que vivem na rua deveriam lutar por seus direitos.
    B.   Que é um dever da população cobrar dos governantes por melhores condições de vida.
     C.   Que as pessoas vão jogar o jogo que é uma vergonha.
     D.   Que todos deveríamos ter escola e casa.

     4.    No trecho “O time que têm tênis e camisa ganha fácil, dá aquela goleada!” o ponto de exclamação foi usado para:

A.   Encantamento.
B.   Indignação.
C.   Susto.
D.   Surpresa.


15h30min. as 17h Aula online pelo Centro De Mídias 

4ª ATIVIDADE 28/05

Cabeçalho

Leitura: Livro ou gibi do kit.
Português: Copie as questões sobre o efeito de humor em tirinhas em seu caderno de sala de aula e responda.
15h30 as 17h Aula online pelo Centro De Mídias

Copie as questões em seu caderno de sala de aula e responda.

O efeito de humor em tirinhas pode ser obtido com a combinação de elementos verbais e não verbais. O humor em uma tirinha é aquilo que a torna engraçada. Então vamos ler a tirinha abaixo para responder as questões 1 e 2.


       1.       O efeito do humor na tirinha acima está no fato:

A.      Da joaninha não gostar da vida adulta.
B.      Da minhoca carregar o peso da sociedade nas costas.
C.      Da joaninha não gostar de lavar a panela de pressão.
D.      Da minhoca achar que ser adulto é autodestrutivo.

      2.       No terceiro quadrinho a minhoca faz uma expressão diferente dos dois primeiros quadrinhos, que expressão foi essa?

______________________________________________________________________________________________________________________________

LEIA A TIRINHA 2 PARA RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO 3 e 4.


      1.    No terceiro quadrinho a Joaninha usou a expressão “Parem-de-se xingar- seus manés!” a palavra em destaque indica:

A.      Uma gíria falada entre idosos.
B.      Uma gíria falada entre as crianças e a Joaninha.
C.      Uma gíria falada entre os bebês e os pais.
D.      Uma gíria entre os jovens.

      2.    A tirinha da Joaninha traz uma crítica social. Essa crítica está relacionada a:

      A.  A falta de respeito e a necessidade de as pessoas terem um comportamento adequado no ambiente virtual.
      B.  Como o ambiente virtual influência as pessoas a terem bons modos.
      C.   A necessidade dos pais fiscalizarem os filhos no ambiente virtual.
      D.   A necessidade de as pessoas espalharem notícias falsas.


      3.   E você, já participou de um bate papo em um ambiente virtual? O que acha do comportamento das pessoas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
15h30 as 17h Aula online pelo Centro De Mídias 

5ª ATIVIDADE 29/05

Cabeçalho

Leitura: Livro ou gibi do kit.
Ciências Humanas e da Natureza:  Leia a introdução da atividade, observe o mapa do Brasil: político (2012) e a tabela Divisão político-administrativa do Brasil, copie as questões em seu caderno de sala de aula e responda. Em seguida, copie o texto O ESTADO E OS TRÊS PODERES e as perguntas em seu caderno e responda.


O nome oficial do Brasil é, República Federativa do Brasil. O Brasil tem 27 Unidades da federação: 26 estados e 1 Distrito Federal. No distrito Federal se encontra Brasília, a capital do país, sede do governo brasileiro.

  
    1)    Quantas Unidades da Federação Formam o Brasil?
__________________________________________________________________________________________

    2)    Qual é o nome da capital do nosso país e onde fica?

__________________________________________________________________________________________

    3)    Quantos estados são banhados pelo Oceano Atlântico e quais são eles?
__________________________________________________________________________________________

Divisão político-administrativa do Brasil

Nome
Sigla
Capital
BRASIL
BR
Brasília
Unidades da Federação
Acre
AC
Rio Branco
Alagoas
AL
Maceió
Amapá
AP
Macapá
Amazonas
AM
Manaus
Bahia
BA
Salvador
Ceará
CE
Fortaleza
Distrito Federal
DF
Brasília
Espírito Santo
ES
Vitória
Goiás
GO
Goiânia
Maranhão
MA
São Luiz
Mato Grosso
MT
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
MS
Campo Grande
Minas Gerais
MG
Belo Horizonte
Pará
PA
Belém
Paraíba
PB
João Pessoa
Paraná
PR
Curitiba
Pernambuco
PE
Recife
Piauí
PI
Teresina
Rio Grande do Norte
RN
Natal
Rio Grande do Sul
RS
Porto Alegre
Rio de Janeiro
RJ
Rio de Janeiro
Rondônia
RO
Porto Velho
Roraima
RR
Boa Vista
Santa Catarina
SC
Florianópolis
Sergipe
SE
Aracajú
Tocantins
TO
Palmas

Para facilitar sua administração, o Brasil foi dividido em cinco regiões:

  Ø  Região Norte;
  Ø  Região Nordeste;
  Ø  Região Centro-oeste;
  Ø  Região Sudeste;
  Ø  Região Sul.


    4)    Escreva de que estados são as siglas:

SP __________________________________________

MG _________________________________________

PE _________________________________________ 

PA __________________________________________

AM _________________________________________

BA __________________________________________

15h30 as 17h Aula online pelo Centro De Mídias.



OBSERVAÇÃO: Fazer as anotações das aulas online no caderno.


Copie o texto e as questÕes abaixo em seu caderno de sala de aula e responda.
O ESTADO E OS TRÊS PODERES
Entenda como funcionam o Estado e os seus Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O território brasileiro é formado por uma área cercada por fronteiras, certo? Mas você sabia que essa área toda é administrada por um Estado? Só que esse Estado, com “E” maiúsculo, é diferente daquele outro estado com “e” minúsculo. O Estado é a instituição oficial que administra o território de um país, enquanto o estado é uma das partes do país, o mesmo que uma província.
O Estado, com “E” maiúsculo, é formado pela união de Três Poderes de diferentes áreas: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Essa estrutura foi criada há muito tempo pelo pensador francês chamado de Montesquieu e passou assim a caracterizar a República, tal como é no Brasil.
Vamos agora conhecer melhor os Três Poderes do Estado no Brasil:
Poder legislativo: é aquele que se preocupa em elaborar ou modificar as leis. É composto pelos parlamentares, ou seja, os vereadores (municípios), os deputados estaduais (estados) e os deputados federais (país). Além deles, existe também o Senado, que é composto pelos senadores.
Poder executivo: é aquele que se preocupa em aplicar as leis e as políticas sociais. É representado pelos administradores, ou seja, os prefeitos (municípios), os governadores (estados) e pelo presidente (país).
Poder judiciário: é o responsável por julgar os crimes e avaliar as leis, se elas são constitucionais ou não, isto é, se elas obedecem à Constituição Federal. É representado pelos juízes e desembargadores, sendo o único dos três poderes que não é eleito democraticamente pelo povo. A sua principal instância é o Supremo Tribunal Federal (STF).
Para garantir o funcionamento dos Três Poderes, é preciso que eles se fiscalizem mutualmente, de modo que cada um deles garanta e avalie o funcionamento dos demais. Caso um deles apresente erros ou problemas, os demais devem fiscalizar e avaliar o caso.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

De acordo com o texto “O ESTADO E OS TRÊS PODERES” qual é a responsabilidade do poder:

Legislativo:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Executivo:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Judiciário:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  •          Qual é o nome do governador do seu estado e do prefeito da sua cidade?

_______________________________________________________________

  •          Escreve um nome de um vereador e de um deputado estadual do local que você mora.

______________________________________________________________

  •          Agora pesquise e escreva o nome de um juiz da cidade em que você mora.

_______________________________________________________________

https://www.youtube.com/watch?v=E7EjZgcp1bM   entre no link abaixo para assistir o vídeo sobre os Três Poderes


15h30 as 17h Aula online pelo Centro De Mídias

OBSERVAÇÃO: Fazer as anotações das aulas online no caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário